Open Nav

Economia Real

O que é Economia Real?

A Economia Real é o nome que se dá a tudo que impacta diretamente a sociedade brasileira como um todo, como a criação de riqueza e a geração de emprego, por exemplo.

Neste aspecto, os investimentos na Economia Real diferenciam-se daqueles realizados no mercado financeiro, onde há ganho apenas pela negociação de ativos que transferem de mãos entre compradores e vendedores. Aqui, há ganhos reais para a sociedade — e não apenas para as partes envolvidas no processo de compra e venda.

Ou seja, você perceberá impactos além do investimento em si. Bons resultados refletem em crescimento econômico, algo que pode ser medido por meio de diversos indicadores como PIB, inflação ou taxa de desemprego.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como funciona a Economia Real?

Para sair da teoria e o conceito ficar ainda mais fácil de compreender, vamos considerar a construção de uma padaria. Esse é um tipo de imóvel que, primeiramente, vai exigir uma obra. Neste processo, haverá contratação de funcionários, gerando emprego.

Após finalizada, a padaria precisará funcionar, algo que vai exigir a contratação de outros colaboradores. Além disso, há a função social de oferecer produtos e serviços úteis para a população.

Em termos de resultados, os lucros do empreendedor são mensuráveis e contribuem para os indicadores que comentamos no tópico anterior. Há também uma movimentação da indústria como um todo, envolvendo outras empresas fornecedores e companhias logísticas.

Ou seja, a Economia Real traz impactos positivos que vão muito além do lucro ou do negócio em si, oferecendo benefícios para diversas das partes envolvidas com o ativo em questão.

Como investir na Economia Real?

Os investimentos na Economia Real são uma boa forma de multiplicar os benefícios dos ganhos financeiros, compartilhando-os com todo a sociedade. E a forma mais conhecida para isso, claro, é o empreendedorismo. Ao ter um negócio, você gera emprego, movimenta a economia e permite uma série de benefícios — como mencionamos no exemplo da padaria.

No entanto, essa não é a única forma de investir na modalidade. Para aqueles que não desejam ter seu próprio negócio, uma alternativa que vem ganhando notoriedade é o crowdfunding. Essa é uma maneira de unir pequenos investidores, permitindo tirar projetos interessantes do papel. Trata-se de uma modalidade de financiamento coletivo.

Existem também alguns fundos de investimentos que atuam diretamente com ativos voltados para a Economia Real. Eles também são chamados de investimentos alternativos e envolvem os fundos de Private Equity, por exemplo.

Uma solução muito explorada também está na busca de fundos imobiliários de desenvolvimento. Neste caso, como o foco do fundo é trabalhar na construções de novos imóveis, acaba sendo um investimento que beneficia a Economia Real.

E esses são apenas alguns exemplos. Existem muitos outros e, ao pesquisar um pouco na internet, você perceberá como as oportunidades de investimentos vão muito além do que encontramos no mercado financeiro.

Quais são as vantagens de investir na Economia Real?

A principal vantagem de investir na Economia Real, conforme já mencionamos, está nos benefícios que ela pode gerar na sociedade. Assim, para quem busca mais do que apenas ganhar dinheiro, podemos incluir um importante papel social.

Outro ponto que costuma ser bastante positivo nesse sentido é a rentabilidade, especialmente no atual cenário do Brasil. Com a recente queda das taxas de juros, uma tendência para o longo prazo, torna-se cada vez mais atrativo migrar para os investimentos alternativos.

Por fim, ainda é uma boa forma de diversificação para a sua carteira. Ativos da Economia Real não estão listados na Bolsa de Valores, com oscilação diária. Sendo assim, acaba sendo uma forma de proteção, pois é improvável que um imóvel (e outros ativos da categoria) perca todo seu valor.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados