Open Nav

Economia (Ciência)

O que é a Economia?

Economia é o nome dado a uma ciência que estuda, principalmente, os bens e os serviços. Mais do que isso, a Economia visa entender como esses itens circulam dentro da sociedade, através dos movimentos de produção, troca e consumo.

Sabe aquele docinho que você comeu no almoço da semana passada? Ou a sua última visita ao dentista, em que teve que ficar com a boca aberta de um jeito nada sexy até que aquela limpeza fosse concluída? Sem falar na energia elétrica, água e internet que você utiliza diariamente. Todos esses comportamentos derivam de relações econômicas.

Onde você comprou o docinho ou comprou os ingredientes para prepará-lo. O contrato que estabeleceu com o tal dentista. Com qual empresa negociou para que a sua lâmpada da cozinha ligasse, o chuveiro aquecesse e o wi-fi funcionasse. Tudo isso é parte de uma relação de consumo, em que um compra e o outro vende.

A Economia não está precisamente interessada nas escolhas que apenas você faz, mas nos padrões estabelecidos na sociedade. As pessoas estão comprando mais ou menos nesse ano? As escolhas de consumo são totalmente baseadas no pensamento racional (oi, Homo Economicus!) ou as variações emocionais interferem na forma como gastamos e poupamos o dinheiro? Tal política governamental está propiciando ou dificultando o consumo e os investimentos? São essas as perguntas que a Economia levanta e tenta continuamente responder.


O que faz um economista?

O economista é o profissional que não apenas move as pesquisas teóricas da Economia, mas também se dedica a transformar o entendimento teórico em entendimento prático. "O que o movimento X na oferta e demanda de Y significa para setor Z? Como a política A impactará no grupo B da sociedade?": é desse tipo de tradução que estamos falando.

Um economista pode aplicar os seus conhecimentos de diferentes formas, desde que devidamente enquadrado nas limitações determinadas em lei. No Brasil, a maior organização focada em regulamentar a profissão é o COFECON, autarquia oficialmente chamada de Conselho Federal de Economia. Além disso, existem ainda os CORECONs, os Conselhos Regionais de Economia.

Algumas das funções que um economista pode desempenhar são:

  • Prestar consultoria econômico-financeira;
  • Desenvolver pesquisas econômico-financeiras;
  • Realizar o planejamento, a implementação e a avaliação de políticas tributárias;
  • Realizar o planejamento, a implementação e a avaliação de políticas econômicas, monetárias, cambiais e de crédito;
  • Atuar em perícias judiciais e extrajudiciais.

Para saber mais sobre a profissão de um economista, assim como ele faz, recomendamos que leia o artigo completo que preparamos sobre o assunto em nosso Glossário Financeiro. Para acessá-lo, clique aqui.

Como o estudo da Economia interfere no seu dia a dia, assim como na forma que você usa o seu dinheiro?

Às vezes, para as pessoas comuns, a Economia pode parecer algo muito distante. Mais um daqueles termos chatos e sem qualquer aplicação prática que os apresentadores do telejornal dizem sem maiores explicações.

Contudo, o desenvolvimento da Economia tem ligação direta com o seu dia a dia e com a forma que você consome, sem falar nas decisões tomadas em relação ao seu dinheiro.

Para citar um exemplo, pense no economista que influencia de alguma maneira a implementação das políticas fiscais. A grosso modo, ele está utilizando os seus conhecimentos em Economia para definir como e quais tributos devem impostos em determinadas relações de consumo. Assim, quando a tributação de um produto cresce, o preço final tende a fazer o mesmo, de modo que você vai à loja e pensa "uau, eu não pagava tão caro antigamente". É claro que existem questões de inflação associadas, mas adivinhe só: a inflação também é um ponto de estudo dentro da Economia.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados