Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

EBIT

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:31/01/2019 às 19:29 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é EBIT?

EBIT (Earnings Before Interest and Taxes) ou em bom português, Resultado Antes dos Juros e Impostos (LAJIR), é uma métrica utilizada para encontrar o resultado das operações de uma empresa.

As formas de encontrar o EBIT são bem simples. Você precisará ter em mãos: i) a receita líquida da empresa e os custos e despesas operacionais; ou apenas ii) o lucro líquido, os juros e os impostos.

As duas formas de se encontrar o EBIT podem ser resumidas nas seguintes fórmulas:

EBIT = Receita Líquida – (custos de produção, serviços e comercialização) – (despesas comerciais, administrativas e com vendas)

ou
EBIT = Lucro Líquido + Juros + Impostos

Qual é a utilização do EBIT?

Uma das principais utilizações do EBIT é dentro de análises financeiras. Sem dúvidas, ao iniciar um estudo sobre um determinado ativo como uma ação, o investidor vai acabar passando um bom tempo se debruçando sobre o Balanço Patrimonial e o DRE da firma.

Mas o balanço e o DRE são relatórios um tanto quanto difíceis de se conseguir extrair boas análises. O investidor precisa inserir alguns indicadores e estudos para conseguir tirar uma melhor interpretação dos relatórios.

Desse modo, o EBIT aparece como uma excelente solução. Dentro do formato do DRE as últimas contas são referentes aos resultados financeiros da empresa e seus impostos sobre o lucro.

Dentro do EBIT não haverá os valores referentes aos resultados financeiros e tampouco os impostos incidentes sobre o lucro da empresa.

Assim, é possível afirmar que nessa análise só entrarão os valores operacionais da empresa.

Querendo ou não, ao consultar o EBIT estamos dando preferência a números relacionados à situação operacional da firma.

Se o EBIT estiver positivo, isso significa que a empresa de alguma forma consegue gerar lucros com o seu negócio.

Se esse lucro for alto, então a empresa realmente tem um bom desempenho no mercado.

É claro que todos querem saber do resultado final (o lucro líquido), mas infelizmente até boas empresas, que possuem bons resultados operacionais, podem acabar gerando prejuízos.

Isso acontece devido a empréstimos e eventuais outros contratempos que a empresa ainda tem a pagar ou despesas relacionadas à equivalência patrimonial e situações semelhantes.

Porque utilizar o EBIT?

Condições relacionadas aos resultados financeiros e até mesmo sobre os lucros da empresa podem ser “passageiras”.

Ou seja, uma empresa que tenha registrando um lucro líquido extremamente alto não necessariamente é uma boa companhia. Tudo depende do escopo que você está utilizando para analisar esse negócio.

Por exemplo, existem empresas que possuem margens líquidas extremamente altas. Sendo que essa performance só fica evidenciada após os resultados financeiros.

Ao olhar mais de perto empresas assim, podemos encontrar vários motivos para tal situação:

  • Caixa elevado da empresa (sugere que boa parte do dinheiro está investido)
  • Ganhos através de equivalência patrimonial (holding ou coisas do gênero)

Ou seja, esses dois aspectos muitas vezes não estão relacionados à atividade da empresa.

Por exemplo, uma empresa que tenha como objeto social a construção de imóveis pode muito bem registrar prejuízos no EBIT e mesmo assim apresentar lucro líquido por causa dos resultados financeiros (como parte do caixa aplicado ou coisa semelhante).

O grande motivo para utilizar o EBIT está sustentando na teoria de que, através desse número, teremos condições de identificar se a operação da empresa como um todo (envolvendo inclusive despesas administrativas, comerciais e demais despesas), está conseguindo render um bom resultado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados