Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Due Diligence

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/09/2019 às 16:12 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Due Diligence

Due Diligence, ou Dever de Diligência, é um termo que vem do universo jurídico. Trata-se do dever de cuidado e, particularmente, de uma investigação que pode ser exigido de uma empresa ou de uma pessoa, em relação às suas atividades, sejam primárias ou secundárias.

Para ficar mais fácil de entender, vamos pensar em um exemplo:

Uma empresa que produz equipamentos eletrônicos compra as peças dos equipamentos de vários fornecedores. Como qualquer empresa, ela tem um dever de diligência, que, nesse caso, pode ser o dever de investigar que esses fornecedores não violem os direitos humanos na sua própria operação.

Qual é a importância do Due Diligence

 

O Due Diligence tem dois lados.

O primeiro é que, através dele, é possível suprimir práticas indesejadas e nocivas das empresa, não por meio de uma força externa – o Governo, com seus órgãos de regulação e fiscalização –, mas por meio de iniciativas das próprias empresas.

É até possível argumentar que esse dever de cuidado praticado entre as empresas é mais eficiente do que o exercício do poder do Estado.

O segundo lado é que o Due Diligence pode, conforme as circunstâncias e tomadas as devidas proporções, ser uma defesa para a empresa contra uma responsabilização judicial ou extrajudicial por problemas nas suas atividades.

Vamos retornar ao exemplo da empresa que produz equipamentos eletrônicos. Se um dos seus fornecedores empregar trabalho que viola os direitos humanos e isso vier à tona, certamente vai tornar-se um grande problema.

Porém, se essa empresa for capaz de demonstrar que cumpriu com o dever de diligência, entende-se que ela fez tudo que estava ao seu alcance para evitar cooperar com violações aos direitos humanos, e cabe argumentar que não seria razoável esperar mais nenhum cuidado dela. Portanto, ela pode receber um tratamento mais brando.

Due Diligence no mercado financeiro

Due Diligence tem uma aplicação muito forte no mercado financeiro. Se o dever de cuidado não for cumprido, os efeitos podem atingir diretamente os interesses dos investidores.

Se a empresa de capital aberto não segue o dever de cuidado e, por causa disso, envolve-se em um escândalo, é muito provável que haja um reflexo negativo no valor de seus ativos. Se o valor dos ativos cai, os investidores perdem dinheiro.

Ou seja, o Due Diligence é necessário para proteger os recursos dos investidores, sendo que muitos deles observam o processo de Due Diligence da empresa antes de comprar seu ativos.

Investidores de maior porte, especialmente aqueles que são acionistas controladores, também precisam seguir o Due Diligence. Por quê? Para se assegurar de que as empresas nas quais investem não estão envolvidas em atividades duvidosas.

Outro motivo é confirmar que essas empresas não estejam maquiando seu desempenho financeiro.

A esse respeito, é interessante conhecer Lei das SAs, Lei 6.404 de 1976. Segundo essa lei, acionistas controladores podem ser responsabilizados por danos causados por atos praticados com abuso de poder, por exemplo, quando a empresa é orientada para um fim diferente daquele que seria seu objeto social. É o caso, por exemplo, das empresas de fachada.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados