Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

DMPL

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/07/2020 às 20:50 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é DMPL?

DMPL é uma abreviação para Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Apesar do nome técnico, esse é um documento contábil que visa simplificar a identificação de eventuais mudanças na configuração do patrimônio de uma companhia.

Vale lembrar, caso você não tenha tanta intimidade com termos de contabilidade, que o patrimônio líquido nada mais é do que o resultado da diferença entre todos os ativos (bens e direitos) de uma empresa e o capital de terceiros utilizado na operação (passivo). Ou seja, aqui estão, principalmente, as reservas de lucros e o capital dos sócios de uma organização.

Apesar de ser um conceito simples de entender, o patrimônio líquido está em constante movimentação. E é para isso que surge a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, gerando controle sobre essas variações.

Para quem a DMPL é obrigatória?

A DMPL é, assim como o Balanço Patrimonial ou o Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC), um documento contábil em que as empresas registram suas respectivas condições em datas específicas.

Ao contrário dos demais citados, contudo, ela não costuma ser obrigatória. A exceção fica por conta de empresas que possuam capital aberto, isto é, que estejam listadas nas Bolsas de Valores.

Neste caso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade fiscalizadora do mercado de capitais do Brasil, faz a exigência de publicação de todas as mutações do patrimônio líquido. Ou seja, caso a empresa seja de capital aberto, a DMPL passa sim a ser obrigatória.

Como funciona a DMPL?

O grande objetivo da DMPL está na organização das informações referentes ao patrimônio líquido, conforme adiantamos anteriormente. Assim, torna-se possível identificar as principais movimentações realizadas pela companhia no período do demonstrativo compartilhado.

O principal objetivo deste documento contábil está na identificação do equilíbrio das contas. Se, por qualquer motivo, o patrimônio líquido aparece com números que indicam comprometimento futuro, fica mais fácil de agir em cima desta informação.

Além disso, a DMPL permite o entendimento das movimentações financeiras, representando as principais ações realizadas pelos gestores em termos de investimentos para crescimento do negócio.

Como elaborar a DMPL?

A elaboração da DMPL deve ser feita preferencialmente por um contador ou profissional especializado em relatórios contábeis. Isso porque nem toda movimentação financeira representa alteração de patrimônio líquido. Podemos mencionar como exemplo disso o uso dos próprios lucros para compensação de prejuízo.

Por outro lado, existem diversas situações em que há sim mutação do patrimônio líquido como a mudança de resultado (lucro ou prejuízo), doações, operações com as ações da companhia ou retificações contábeis.

Nestes caso, em operações que alterem o patrimônio líquido da companhia, torna-se necessário registrar as mudanças na DMPL. A estrutura do documento é relativamente simples e consiste em compartilhar os saldos iniciais (período anterior) e o saldo atualizado (período atual) de cada conta.

Qual a importância da DMPL?

Apesar de não ser um demonstrativo contábil tão conhecido como outros documentos que mencionamos neste mesmo artigo, a DMPL é extremamente importante para as diversas partes interessadas no mercado financeiro.

Em primeiro lugar, para a própria companhia, trata-se de um documento que garante a exigência de normas e procedimentos da CVM que, por sua vez, aproveita disso para aumentar a transparência entre as empresas e os seus potenciais investidores.

Para esses investidores, aliás, a DMPL também tem sua importância. É, afinal, mais uma ferramenta que pode ser utilizada com o objetivo de encontrar boas oportunidades para aportes financeiros.

Por fim, do ponto de vista da gestão, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido acaba por ser uma forma de acompanhar o desempenho dos administradores do negócio, observando principalmente se há aumento ou redução dos lucros gerados.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados