O que é Disclosure?

Disclosure é um termo que, usado de maneira geral, trata da divulgação de informações relevantes sobre um assunto aos potenciais interessados, garantindo a transparência.

O termo foi incorporado ao universo da contabilidade empresarial. Por isso, fala-se muito em disclosure contábil, que se refere à divulgação pública das informações contábeis da empresa para que sejam conhecidas pelos interessados, especialmente os investidores.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Entendendo o Disclosure

Para uma empresa, a confiança de clientes, parceiros, investidores, órgãos públicos e até mesmo dos seus próprios funcionários é muito importante. Preservar um alto grau de confiança só é possível se houver transparência na divulgação de informações sobre o que acontece dentro da empresa.

Uma das maneiras de garantir essa transparência é adotando o disclosure contábil, também chamado de evidenciação contábil. De fato, ele é considerado um dos pilares da governança corporativa.

É importante notar que o disclosure contábil é a divulgação pública das informações, mas o conceito vai além disso. Só podemos dizer que há, realmente, disclosure quando as informações são apresentadas com qualidade e clareza, bem como no tempo certo.

Imagine, por exemplo, que uma empresa divulga todas as suas informações contábeis na íntegra, publicamente pelo site, onde qualquer pessoa interessada pode acessar. À primeira vista, ela está exercendo o disclosure.

No entanto, ela só divulga essas informações seis meses depois de elas serem geradas; por exemplo, as informações referentes ao 1° semestre de 2020 só são publicadas quando já é 2021. Além disso, as informações estão sempre no formato de planilhas de contabilidade, muito difíceis de interpretar e sem nenhuma explicação.

Dessa forma, não podemos dizer que a divulgação das informações esteja colaborando para aumentar a transparência e, portanto, não existe um verdadeiro disclosure contábil neste caso.

Outro ponto importante é que o disclosure contábil pode ser voluntário, reunindo as informações que a empresa opta por divulgar, mas ele também pode ser uma resposta a uma exigência legal da apresentação de certas informações.

Algumas dessas exigências estão na Lei das Sociedades Anônimas e aplicam-se às sociedades por ações em geral, enquanto outras estão em Instruções Normativas da CVM e aplicam-se apenas às empresas com capital aberto.

Quais são os benefícios do Disclosure Contábil?

O disclosure contábil traz importantes benefícios para as empresas e para o mercado de capitais como um todo.

Quando os investidores sentem que estão recebendo todas as informações relevantes sobre uma empresa, eles têm mais confiança para investir nela, comprando as ações e os títulos de crédito que ela emite.

Por outro lado, quando os investidores notam que não há transparência na divulgação das informações contábeis, seja pela omissão ou pela falta de clareza, eles têm uma percepção aumentada do risco de investir na empresa. 

Assim, o disclosure contábil é uma maneira de incentivar os investidores a serem mais ativos no mercado de capitais, fortalecendo seu sentimento de confiança, e pode, inclusive, ajudar a empresa na captação de recursos.

Quais são as características do Disclosure Contábil?

De acordo com o International Accounting Standards Board (Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade), para que as informações divulgadas possam ter a qualidade necessária para que exista um verdadeiro disclosure contábil, elas devem atender a certas características.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Cadeias de Valor

O que são cadeias de valor? Cadeias de valor são um conjunto de ações e estratégias implantadas dentro de uma empresa e que têm por objetivo…

Veja outros termos