Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Disclosure

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:01/09/2020 às 22:14 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Disclosure?

Disclosure é um termo que, usado de maneira geral, trata da divulgação de informações relevantes sobre um assunto aos potenciais interessados, garantindo a transparência.

O termo foi incorporado ao universo da contabilidade empresarial. Por isso, fala-se muito em disclosure contábil, que se refere à divulgação pública das informações contábeis da empresa para que sejam conhecidas pelos interessados, especialmente os investidores.

Entendendo o Disclosure

Para uma empresa, a confiança de clientes, parceiros, investidores, órgãos públicos e até mesmo dos seus próprios funcionários é muito importante. Preservar um alto grau de confiança só é possível se houver transparência na divulgação de informações sobre o que acontece dentro da empresa.

Uma das maneiras de garantir essa transparência é adotando o disclosure contábil, também chamado de evidenciação contábil. De fato, ele é considerado um dos pilares da governança corporativa.

É importante notar que o disclosure contábil é a divulgação pública das informações, mas o conceito vai além disso. Só podemos dizer que há, realmente, disclosure quando as informações são apresentadas com qualidade e clareza, bem como no tempo certo.

Imagine, por exemplo, que uma empresa divulga todas as suas informações contábeis na íntegra, publicamente pelo site, onde qualquer pessoa interessada pode acessar. À primeira vista, ela está exercendo o disclosure.

No entanto, ela só divulga essas informações seis meses depois de elas serem geradas; por exemplo, as informações referentes ao 1° semestre de 2020 só são publicadas quando já é 2021. Além disso, as informações estão sempre no formato de planilhas de contabilidade, muito difíceis de interpretar e sem nenhuma explicação.

Dessa forma, não podemos dizer que a divulgação das informações esteja colaborando para aumentar a transparência e, portanto, não existe um verdadeiro disclosure contábil neste caso.

Outro ponto importante é que o disclosure contábil pode ser voluntário, reunindo as informações que a empresa opta por divulgar, mas ele também pode ser uma resposta a uma exigência legal da apresentação de certas informações.

Algumas dessas exigências estão na Lei das Sociedades Anônimas e aplicam-se às sociedades por ações em geral, enquanto outras estão em Instruções Normativas da CVM e aplicam-se apenas às empresas com capital aberto.

Quais são os benefícios do Disclosure Contábil?

O disclosure contábil traz importantes benefícios para as empresas e para o mercado de capitais como um todo.

Quando os investidores sentem que estão recebendo todas as informações relevantes sobre uma empresa, eles têm mais confiança para investir nela, comprando as ações e os títulos de crédito que ela emite.

Por outro lado, quando os investidores notam que não há transparência na divulgação das informações contábeis, seja pela omissão ou pela falta de clareza, eles têm uma percepção aumentada do risco de investir na empresa. 

Assim, o disclosure contábil é uma maneira de incentivar os investidores a serem mais ativos no mercado de capitais, fortalecendo seu sentimento de confiança, e pode, inclusive, ajudar a empresa na captação de recursos.

Quais são as características do Disclosure Contábil?

De acordo com o International Accounting Standards Board (Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade), para que as informações divulgadas possam ter a qualidade necessária para que exista um verdadeiro disclosure contábil, elas devem atender a certas características.

  • Em primeiro lugar, Comparabilidade: devem permitir que a pessoa analisando as informações consiga realizar comparações para entender o que mudou entre os períodos;
  • Materialidade: os valores apresentados não podem ter omissões ou distorções;
  • Essência acima da forma: a essência das informações é mais importante do que a forma como elas são apresentadas;
  • Fidelidade na representação: as informações devem ser fiéis à situação real da empresa, para não levar os investidores a cometerem erros em suas decisões;
  • Compreensibilidade: mesmo quem não é um especialista em contabilidade deve ser capaz de compreender as informações divulgadas;
  • Pertinência: as informações devem ser relevantes para quem tem um interesse na empresa;
  • Neutralidade: as informações não devem ter viés positivo ou negativo, pois seu papel não é induzir quem lê a certas conclusões, mas permitir que ele tire suas próprias conclusões.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados