Open Nav Logo Mais Retorno

Disclaimer

O que é o disclaimer?

Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar o mesmo item: o aviso contido em e-mails, sites, relatórios e todos os demais objetos de comunicação oficial, destinados a alertar o leitor a respeito de uma condição específica.

No mercado financeiro, é comum que o disclaimer apareça em dois contextos: nos informes enviados pelos fundos de investimento e nas páginas dedicadas à difusão do conhecimento econômico (como é o caso do Mais Retorno).

Veja abaixo um exemplo do disclaimer que retiramos do nosso próprio site e que você pode conferir consultando o rodapé desta página:

“As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos do Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. O Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.”


Para que serve o disclaimer?

Como os nomes dados ao item em Português indicam (aviso, ressalva…), o disclaimer é destinado a fornecer de forma direta ao leitor informações consideradas relevantes. Ao passar despercebidos, o desconhecimento desse item pode ser responsável por escolhas equivocadas e danos pessoais.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão