Open Nav

Devedor

O que é um devedor?

Não, devedor não é apenas aquela sua prima caloteira que te pediu uma quantia emprestado e fez questão de que você nunca mais visse aquele dinheiro de volta. Nem aquele seu tio que cada dia aparece com uma camisa diferente, de modo que começa a representar uma ameaça de vida seríssima ocupar o espaço entre ele e a entrada de uma loja de roupas.

Por definição, devedor é uma das partes integrantes de um empréstimo, cuja necessidade de capital o compele a tomar dinheiro emprestado do credor e assumir assim uma dívida. Nessa dívida surge a obrigação de devolver o valor tomado em um determinado prazo, pagando ainda uma taxa específica de juros.

Seguindo essa definição, se o seu tio sempre paga as camisas dele à vista, ele não é devedor da loja. É possível que, após alguns meses de compras desenfreadas, ele tenha recorrido ao "socorro" oferecido por um banco, se tornando devedor deste. Bom, são duas relações econômicas diferentes, em que o sujeito assume dois papéis diferentes. Nada é estático.

O seu primo pode ter emprestado aquela quantia a outra pessoa, já pensou nisso? Nesse caso, ele continua sendo seu devedor, mas passou também a ser o credor de alguém.

O mesmo acontece com certas empresas, incluindo o tal banco com o qual tantas pessoas se endividam. Enquanto emprestam dinheiro para alguns, figurando como credores nessa relação, os bancos também pegam dinheiro emprestado. Afinal de conta, o capital que eles disponibilizam aos seus clientes em cada linha de crédito tem que sair de algum lugar, certo?

É justamente por isso que essas instituições corriqueiramente emprestam dinheiro entre si, através dos Certificados de Depósito Interbancário (CDI), e também tomam emprestado do público em geral, através de títulos de emissão bancária - Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), entre outros.

Esse é, inclusive, um ótimo gancho para tratarmos da posição dos devedores nos investimentos. Você sabia que até nos investimentos temos um vínculo entre essas duas partes, o credor e o devedor? No próximos tópicos, nós te explicamos melhor como isso funciona. Vamos lá!


Qual é o papel do devedor dentro do universo dos investimentos?

A maioria das pessoas tem certa dificuldade em pensar em investimentos como empréstimos, mas é exatamente isso que eles são.

Quando uma pessoa investe, ela está na verdade emprestando dinheiro a alguém ou a uma companhia. Se o investimento for feito através de títulos de crédito, por exemplo, nasce uma obrigação: o investidor deve reaver o valor investido até certa data, recebendo ainda um adicional em juros.

Nesse caso, ele é, portanto, um credor, enquanto o tomador do empréstimo é um devedor.

Os títulos de propriedade, por não criarem uma obrigação entre as partes, criam uma dinâmica um tanto diferente entre as partes e não estamos tratando deles aqui, ok?

O devedor é um agente deficitário?

A resposta é: sim e não!

Agente deficitário é aquele que tem menos recursos financeiros do que o exigido por suas necessidades. Em geral, a consequência é que o mesmo acaba por buscar capital emprestado de terceiros e se torna, assim, um devedor.

Logo, por isso a resposta é sim.

No entanto, na teoria, não necessariamente a pessoa que pega dinheiro emprestado não o tem. É o caso, por exemplo, de quem usa o cartão de crédito mesmo tendo valor em conta suficiente para pagar aquela compra. Ela pode querer acumular pontos e se torna, temporariamente, devedora.

Da mesma forma, não necessariamente quem tem menos recursos do que precisa firmará uma dívida e se tornará um devedor.

Na prática, esses exemplos são um tanto mais incomuns, mas são justo eles que nos impedem de cravar que todo devedor é um agente deficitário - e vice-versa.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados