Open Nav Logo Mais Retorno

Despesas Operacionais

O que são despesas operacionais?

O grupo de despesas operacionais engloba os gastos que uma empresa tem para garantir o seu funcionamento no dia-a-dia. Ou seja, estamos falando de todos os custos para que a sua operação mantenha-se ativa.

Ter um controle sobre eles é fundamental para qualquer negócio na medida em que eles representam o valor mínimo de operação. Desta forma, é preciso ter um fluxo de caixa que não impeça a continuidade dos procedimentos internos.

É preciso reforçar, no entanto, que as despesas operacionais não representam todos os custos da empresa. Gastos financeiros, por exemplo, não entram nesse grupo e não deixam de ser valores com as quais o negócio precisa arcar. Os custos com produção também não entram aqui.


Como são organizadas as despesas operacionais?

 

De um modo geral, as despesas operacionais são agrupadas em três grandes grupos. São eles:

  • Despesas comerciais;
  • Despesas administrativas;
  • Outras despesas.

Vamos, a partir de agora, entender cada um desses grupos e quais são as diferenças entre eles na composição das despesas operacionais como um todo.

Despesas comerciais

A primeira divisão dentro das despesas operacionais diz respeito aos gastos com os processos de vendas realizados pelos colaboradores, bem como todo material necessário para essa atividade.

Vale reforçar que dentro da análise de despesas operacionais não entram custos de produção — eles são custos, não despesas. Portanto, a análise é feita de maneira separada.

Nesse grupo específico de despesas comerciais estão principalmente os gastos com os profissionais que ficarão focados na venda dos produtos ou serviços. Você pode pensar na folha de pagamento (salário dos vendedores) e comissões, por exemplo.

Além disso, outros recursos necessários para fazer com que a venda seja realizada também devem ser contabilizados. Aqui, estamos falando de aspectos como investimentos de marketing, viagens para visitar clientes e até materiais de venda (embalagens, brindes, etc.).

Despesas administrativas

O outro grupo de despesas operacionais são as despesas administrativas, também chamadas de despesas gerais. Elas também são relacionadas à operação do negócio, porém não estão associadas diretamente ao processo de venda (e, portanto, não são comerciais).

As primeiras contas que você verá na categoria de administrativas são aquelas relacionadas à estrutura como gastos com água, luz, telefone, seguros, aluguel, materiais de escritórios e internet, por exemplo.

Há também custos com folha de pagamento, assim como vimos no tópico anterior. Também podem surgir gastos com bônus, treinamentos e pagamento de benefícios. A diferença é que o custo de pessoal, neste caso, não está diretamente relacionado com a ação de vender (vendedores), mas com outros cargos do negócio.

Por fim, podem surgir também despesas operacionais para uso externo como a contratação de um escritório de contabilidade, um serviço de consultoria ou a terceirização de alguma atividade — como o departamento jurídico. Tudo isso é considerado como despesa administrativa para a empresa.

Outras despesas

Em algumas empresas, podem surgir alguns gastos relacionados à sua produção que não se encaixam nem no grupo de despesas comerciais, tampouco são consideradas despesas administrativas.

Neste caso, os relatórios financeiros consideram ainda um terceiro grupo para as despesas operacionais que são as "outras despesas".

As despesas operacionais são sempre gastos fixos?

Por se tratar de gastos necessário para garantir o funcionamento empresarial, as despesas operacionais são basicamente custos que a organização precisa garantir mensalmente visando a sua continuidade.

No entanto, nem todos os gastos são necessariamente fixos. Valores de contrato, campanhas de marketing com valores definidos e o salário dos colaboradores sim, são valores iguais que devem ser pagos mensalmente.

No entanto, outros podem variar. É o caso das contas de luz e água, manutenção de máquinas e outros custos que serão arcadas de acordo com o que acontece no mês.

Claro que, dentro das despesas operacionais, mesmo os custos variáveis acabam ficando dentro de uma média. De qualquer forma, cabe ao gestor acompanhar e controlar todos eles para melhorar o resultado financeiro como um todo.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados