Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Desemprego Friccional

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/08/2020 às 20:36 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Desemprego Friccional?

Desemprego Friccional, também chamado de Desemprego Natural, é o desemprego que ocorre do movimento normal dos trabalhadores entre empregos. Em outras palavras, é o desemprego registrado em decorrência de situações nas quais as pessoas estão temporariamente fora de uma posição formal de trabalho.

Entendendo o Desemprego Friccional

Existem muitos motivos pelos quais uma pessoa pode estar fora de uma posição formal de trabalho e acabar acrescentando mais um número às estatísticas do desemprego.

Em alguns casos, por exemplo, uma pessoa pode estar desempregada porque sua posição foi eliminada em decorrência da necessidade da empresa de reduzir os custos, diante de uma crise grave que abalou o negócio.

Esse é um exemplo de desemprego que revela um problema maior dentro da economia e, pode-se até dizer, é considerado preocupante.

Em outros casos, uma pessoa pode estar desempregada porque ela decidiu sair da sua posição para tentar realizar uma transição de carreira, buscando concretizar seus sonhos profissionais. 

Esse é um exemplo de desemprego, em princípio, meramente temporária e que não guarda relação com problemas econômicos maiores, mas apenas com a situação particular do indivíduo.

Esse segundo tipo de desemprego recebe o nome de desemprego friccional. Ele é considerado natural, pois não poderíamos esperar que todos os trabalhadores passassem toda a vida empregados no mesmo local. 

Quais são as situações que se enquadram no Desemprego Friccional?

Além do profissional que deixa seu emprego para fazer uma transição de carreira, existem outras situações que se enquadram no conceito do desemprego friccional. Por exemplo:

  • o caso do indivíduo que está procurando seu primeiro emprego, enfrentando as dificuldades ligadas a não ter experiência profissional;
  • o caso do indivíduo que foi demitido por problemas ligados à sua performance ou comportamento e está tentando uma recolocação;
  • o caso do indivíduo que, apesar de não estar fazendo uma transição de carreira, deixou sua posição para buscar outra com salário e benefícios melhores.

Em todos esses exemplos, a situação do desemprego não é causada por um problema maior na conjuntura econômica, política e social. Ela está associada à situação particular do indivíduo.

Qual é a diferença entre Desemprego Friccional e Desemprego Estrutural?

O desemprego friccional não pode ser confundido com outras espécies de desemprego, como o estrutural.

Dizemos que há desemprego estrutural quando ocorrem mudanças nos hábitos de consumo, inovações tecnológicas ou outras transformações que eliminam certos postos de trabalho, deixando os profissionais que ocupavam essas posições sem emprego e sem a possibilidade de encontrar novas vagas para uma recolocação.

Por isso, a principal diferença entre o desemprego friccional e o desemprego estrutural é que, enquanto o primeiro tem caráter temporário, o segundo tem caráter permanente. 

O desemprego estrutural causa muito mais preocupação do que o friccional. Os profissionais afetados pelo desemprego estrutural precisam encontrar outras ocupações se quiserem voltar à atividade e nem todos que perdem seus empregos quando os postos de trabalho são eliminados conseguem fazer essa adaptação.

Qual é a diferença entre Desemprego Friccional e Desemprego Sazonal?

Outra espécie de desemprego que não pode ser confundida com o friccional é o sazonal.

Dizemos que há desemprego sazonal quando as sazonalidades do mercado levam ao fechamento de postos de trabalho. O melhor exemplo é o caso dos postos de trabalho ligados à área de produção na indústria dos chocolates, que aumentam muito durante o período de preparação para o feriado da Páscoa, mas também diminuem muito após esse período.

A diferença entre o desemprego friccional e o sazonal é que, embora ambos tenham um caráter de temporariedade, o primeiro está ligado a situações particulares do indivíduo, enquanto o segundo está ligado a questões mais gerais que afetam o mercado.

Qual é a diferença entre Desemprego Friccional e Desemprego Conjuntural?

A última distinção importante é entre o desemprego friccional e conjuntural. 

Dizemos que há desemprego conjuntural quando a situação econômica promove o desemprego, o que ocorre em períodos de recessão, como a vivenciada diante da crise causada pela pandemia em 2020. Nessa situação, as empresas são forçadas a eliminar postos de trabalho para conter gastos.

A diferença entre o desemprego friccional e o conjuntural é que o primeiro pode ocorrer mesmo quando a economia está em crescimento, enquanto o segundo ocorre quando a economia está em contração.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados