Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Depósitos à vista

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/04/2020 às 15:46 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são depósitos à vista?

O sistema bancário apresenta uma boa variedade de formas de trabalhar com o seu capital. Uma delas é o recebimento dos depósitos à vista, uma das maneiras mais comuns de realizar a transferência do seu capital para uma instituição bancária.

Você mesmo deve usar desse recurso com algumas frequência no gerenciamento dos seus recursos. Trata-se, afinal, de uma prática bem comum usada pelas pessoas para enviar seu capital ao banco e que ele o guarde para momento oportuno.

Além dos depósitos à vista, as instituições bancárias também oferecem dois outros tipos de depósito bem comuns:

  • Depósito a prazo
  • Depósito de poupança

Como funcionam os depósitos à vista?

A principal característica dos depósitos à vista é a sua capacidade de movimentação facilitada para o cliente que possui os recursos. Isto é, você não fica preso a qualquer prazo e pode transferir os recursos assim que desejar.

Em contrapartida, apesar de fazer a guarda desse dinheiro, esse tipo de depósito não possui qualquer tipo de remuneração. Ou seja, não há ganho de capital enquanto você não usa o dinheiro que está guardado.

Portanto, nessa modalidade de depósito, o cliente do banco possui livre acesso ao dinheiro, podendo sacá-lo a qualquer hora e qualquer montante (limitado, claro, ao que possui na sua própria conta).

A movimentação dos recursos também é bem conhecidas pelo público geral. Você pode fazê-la por meio de transferências bancárias (DOC ou TED​​​​​​​), pela emissão de cheques que virão a ser descontados ou mesmo via ordens de pagamento, por exemplo.

Qual a finalidade dos depósitos à vista?

A principal finalidade dos depósitos à vista está na reserva de emergência, isto é, aquele dinheiro que você precisa ter disponível no curtíssimo prazo para as atividades do seu dia-a-dia — como pagamento de contas, transferências para familiares ou compras esporádicas de rotina.

Desta forma, você não deve usar essa modalidade de depósito caso queira aumentar seu patrimônio. Pensando nos investimentos, é essencial que eles sejam remunerados ao longo do tempo. Algo que, como já vimos, não ocorre nos depósitos à vista.

Isso não significa que ele seja ruim, mas que é importante a compreensão do seu objetivo com aquela parcela do seu capital que precisa ter liquidez para as atividades mais simples.

A relação entre o cliente e o banco

Os depósitos à vista representam a criação de um importante vínculo entre um cliente (que pode ser você) e uma instituição bancária. O capital depositado no banco da sua escolha representa um direito para o responsável pelo depósito e uma obrigação para a empresa bancária.

Isso porque, na medida em que o capital recebe livre movimentação, cabe aos bancos cumprirem os prazos e solicitações, permitindo assim a saúde do sistema financeiro por meio das transferências, pagamentos e recebimentos.

Além disso, vale ressaltar que não é toda instituição financeira que pode receber esse tipo de depósito. Abaixo, listamos aquelas que possuem permissão para os depósitos à vista:

  • Bancos comerciais;
  • Bancos comerciais cooperativos;
  • Bancos múltiplos que possuam alguma carteira comercial;
  • Cooperativas de Crédito;
  • Caixa Econômica Federal.

Depósitos à vista vs. outros formatos de depósito

Além dos depósitos à vista, o cliente de um banco encontrará variações de depósitos, como mencionamos na introdução deste conteúdo. São eles:

  • Depósitos a prazo​​​​: o montante depositado no banco fica investido para data futura, sendo a instituição bancária responsável por resguardar o capital e entregá-lo, em data acordada, com remuneração de juros​​​​​​​;
  • Depósito em poupança: outra modalidade de depósito bem conhecida do brasileiro é usar da caderneta de poupança, onde o dinheiro rende a uma taxa mínima, mas fica disponível para movimentações imediatas,
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados