Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Decreto

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/07/2020 às 20:24 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Decreto?

Decreto é um dos tipos de normas que se caracterizam como uma norma de autoria do chefe do Executivo, para regulamentar lei existente, que tem vigência imediata. Quando o presidente emite um deles, ele cria regras mais específicas para uma norma jurídica geral, e essas regras começam a valer imediatamente.

Entendendo o Decreto

No ordenamento jurídico, existem vários tipos de normas: leis ordinárias e complementares, medidas provisórias, a Constituição, entre outras. Um tipo de norma que nem todos entendem bem é o decreto.

Ele somente pode ser elaborado pelo chefe do Executivo. No caso do âmbito federal, essa competência é do presidente da República, assim como acontece com a medida provisória. Seu objetivo não é criar regras novas, mas detalhar regras já existentes em uma lei. Após ser promulgado, entra em vigor imediatamente. 

No entanto, ele ainda pode ser derrubado, parcial ou integralmente. Para isso, o Congresso cria um decreto legislativo, regulando a mesma matéria do presidencial.

Um dos principais exemplos recentes é o Decreto 9.685, de 15 de janeiro 2019, o primeiro criado pelo presidente Jair Bolsonaro com a finalidade de ampliar o acesso da população a armas de fogo. Ele detalha as regras previstas no Estatuto de Desarmamento, a Lei 10.826 de 2003.

Qual é a diferença entre Decreto Regulamentar e Decreto Singular?

Como vimos até aqui, essencialmente, quando falamos em decreto, nos referimos a um tipo de norma que regulamenta, isto é, que detalha uma lei existente. Esses são os decretos regulamentares. 

Porém, alguns são um pouco diferentes; eles não regulamentam uma lei geral, abstrata, mas uma situação específica, concreta. Esses são chamados de decretos singulares. Alguns exemplos são os que determinam a nomeação ou a aposentadoria de servidores públicos.

Um fato interessante é que os decretos singulares, ao contrário dos regulamentares, não são identificados por numeração. 

Qual é a diferença entre Decreto Regulamentar e Decreto Autônomo?

O decreto autônomo é uma categoria especial, criada pela Emenda Constitucional n° 32. Chamado de decreto autônomo, ele está previsto agora no artigo 84, VI, da Constituição Federal.

Esse instrumento é criado pelo presidente para duas finalidades. A primeira é tratar da organização e funcionamento da administração federal, desde que suas disposições não causem o aumento das despesas e nem a criação ou extinção de órgãos públicos. A segunda é determinar a extinção de funções ou cargos públicos, desde que estejam vagos.

O Decreto é a mesma coisa que o Decreto-Lei?

É importante esclarecer que o decreto não é a mesma coisa que o decreto-lei.

O decreto-lei é um tipo normativo que não foi aceito pela Constituição de 1988; portanto, embora alguns deles que existiam antes da CF/1988 continuem em vigor, nenhum novo decreto-lei pode ser criado agora.

O decreto-lei era, basicamente, uma lei criada pelo presidente da República. No entanto, a ideia de que o chefe do Executivo possa exercer uma atividade de competência do Legislativo – criar leis – não é compatível com os fundamentos de um Estado Democrático de Direito, especialmente, a repartição dos poderes.

A diferença essencial entre eles é que, enquanto o primeiro somente detalha leis existentes, sem criar regras novas, o decreto-lei podia criar regras livremente. O principal exemplo que continua em vigor é o Decreto-lei 2.848 de 1940, o Código Penal.

Após a CF/1988, o único meio para o chefe do Executivo criar regras novas sem precisar antes aprovar um projeto de lei no Legislativo passou a ser pela Medida Provisória. Porém, ao contrário do Decreto-lei, a MP é limitada. Ela entra em vigor imediatamente, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias após a promulgação, ou perde o efeito. Quando a MP é aprovada pelo Congresso, torna-se uma Lei.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados