O que é o DAX30?

O DAX30 é um índice global que representa as trinta principais empresas da Bolsa de Valores de Frankfurt, uma das principais bolsas de valores do mundo. Ou seja, ele funciona com a criação de uma carteira fictícia com as trinta principais companhias de capital aberto na Alemanha.

O conceito é muito similar ao que temos em outros índices globais, como o Ibovespa para o Brasil. A diferença está nos critérios utilizados para seleção das empresas, conforme veremos ao longo do texto.

O DAX30 foi criado em 1987, iniciando com base em 1.000 pontos. Desde então, como é comum neste tipo de indicador, essa pontuação é alterada para cima ou para baixo de acordo com o desempenho das próprias companhias.


Como funciona o DAX30?

Para participar do DAX30, as empresas precisam cumprir alguns critérios. O primeiro deles, obviamente, é estar listado na Bolsa de Valores do país, sediada em Frankfurt. Além disso, há obrigatoriedade para ao menos 10% das ações estar compartilhado com acionistas.

A partir dessas regras, participam do DAX30 aqueles negócios que apresentem os melhores desempenhos, os maiores valores de mercado e também alta liquidez nas negociações dos seus ativos. As trinta melhores companhias são utilizadas como medida de desempenho da Bolsa de Frankfurt.

Aqui, vale um adendo importante: a Alemanha é uma das principais economias globais. Desta forma, trata-se de um excelente indicador econômico, especialmente em relação ao continente europeu.

Apesar disso, nem sempre o DAX30 foi sinônimo de estabilidade e crescimento. Até meados dos anos 2000, as empresas listadas na Bolsa de Frankfurt passaram por diversos desafios (falências, fusões, etc.), algo que trouxe volatilidade ao índice. No período recente, esse panorama mudou, apresentando períodos de amplo crescimento, exceção feita aos momentos de crise, como aconteceu em 2008.

Quais são as empresas listadas no DAX30?

Apesar de não tão evidentes para o brasileiro, muitas das principais empresas alemãs são multinacionais. Isso significa que boa parte das companhias do DAX30 também marcam presença no nosso país de alguma forma.

Abaixo, listamos alguns exemplos das principais companhias alemãs que marcam presença neste índice:

Você mesmo deve conhecer boa parte dessas 10 empresas, certo? E elas já representam um terço do DAX30, reforçando a relevância da economia alemã no cenário global.

Algumas marcas do DAX30 podem não chegar com tanta força ao Brasil, mas ainda assim são bem representativas na Europa. Ou seja, estamos falando de um grupo de negócios amplamente conhecido e que possui importância ímpar na economia mundial.

É possível investir no DAX30?

Sim, é possível investir em empresas alemãs mesmo morando no Brasil. Isso é viável de algumas formas diferentes, mas é preciso sempre atentar-se aos riscos e ao seu perfil de investidor.

Em primeiro lugar, existem corretoras internacionais que permitem que você negocie índices globais, como é o caso do DAX30. Outra forma é utilizar dos fundos de investimentos, como os fundos de índices ou fundos de ações que trabalhem com ativos do mercado internacional.

Não faz muita ideia do que isso significa? Não se preocupe! Aqui no Mais Retorno temos um treinamento completão - e super acessível - sobre fundos, que vai te ajudar muito a desvendar esse universo tão lucrativo. Para acessar, clique aqui.

Aqui, falando de DAX30, vale lembrar que você estaria comprando o índice DAX30 — e não empresas específicas. Desta forma, a exposição seria ao desempenho global das empresas participantes desta carteira fictícia, assim como ocorre ao comprar o Ibovespa, por exemplo.

Não que isso seja positivo ou negativo, apenas uma característica que deve ser conhecida pelo investidor antes mesmo de um aporte financeiro. Vale lembrar que a Alemanha representa uma economia bastante estável e segura.

Por outro lado, claro, nenhum país é blindado contra crises. Ainda assim, a volatilidade tende a ser menor do que países emergentes, como é o caso do Brasil.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Economista Doméstico

O que é um economista doméstico? De forma simplista, o economista doméstico é um tipo de economista com formação específica em Economia Doméstica. Atualmente, no Brasil,…

Veja outros termos