Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

David Swensen

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/06/2020 às 20:32 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Quem é David Swense?

David F. Swense é o nome de um importante investidor estadunidense – tão importante que comanda um grande centro educacional do país, na Universidade de Yale, em Connecticut.  

Nascido no ano de 1954, em River Falls, David viveu nesta cidade durante boa parte da vida. 

Teve seu ensino médio concluído pela River Falls School e posteriormente, no início dos anos 70, graduou-se pela Universidade de Wisconsin. Sua carreira acadêmica alçou voos maiores, chegando a proporcioná-lo título de doutor em Economia.

David Swense sempre demonstrou grande interesse pelo mercado financeiro. Aproximadamente com 35 anos, passou a investir seu capital na bolsa de valores e, assim, concretizou-se como assessor de fundos governamentais.

Durante sua carreira, além de gerenciar o Fundo de Investimento para Fundações (TIFF) e o Instituto Médico Howard Hughes (IMHH), David também fez seu jus aos seus conhecimentos atuando como vice-presidente sênior do Lehman Brothers – banco com sede em Nova Iorque.

A partir de 1985, David Swense passou a ser diretor de investimentos da Universidade de Yale e, ali, pode desenvolver um método que protagonizaria todo o seu histórico no mercado financeiro.

Em 2016, os ativos da instituição ultrapassam o valor de US$25 bilhões. Até o ano de 2019, já somavam praticamente US$29 bilhões!

Além de grande economista, David Swense sempre inspirou diversos investidores com seu estilo filosófico de pensamento, atingindo um número impressionante dele ao publicar artigos de opinião e editoriais no The New York Times.

Como David Swense ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Na época em que David assumira a gestão da Universidade de Yale, a instituição contava com um rendimento anual em cerca de 11,8%. Seguiu assim até meados de 2009, onde o valor crescera no máximo para 16,6%.

A partir dessa situação, David Swense criou o Modelo de Yale, em conjunto com Dean Takahashi, na tentativa de reverter a situação e aumentar o rendimento da universidade.

Dean Takahashi, até então, era um dos diretores da instituição. Atualmente, é diretor de um laboratório voltado aos estudos das mudanças climáticas, o Yale Carbon Containment Lab. 

Como você pode notar, David nunca teve receio de atuar sobre investimentos de qualquer espécie, desde renda variável até renda fixa. Sua nova estratégia não poderia ser fundamentada em outra base que não essa.

Portanto, o Modelo de Yale consistiu-se, basicamente, na construção de uma carteira ampla e segura de investimentos em prol da universidade, contando com fundos imobiliário, títulos públicos estadunidenses, entre outros tipos de aplicações. 

Os alunos pagavam as mensalidades normalmente e o capital recebido era utilizado, com os rendimentos a longo prazo, para tarefas de manutenção como pagamento de bolsas acadêmicas, contratação de novos mestres e assim por diante.

Em 2014, David Swense ganhou notoriedade na mídia após um polêmico e autêntico pronunciamento: disse que a Universidade de Yale não direcionaria um centavo sequer a empresas que impulsionavam, mesmo que indiretamente, o efeito estufa do planeta.

A instituição contou ainda com inúmeras doações de ex-alunos, após perceberem que as intenções de David eram totalmente voltadas ao êxito da evolução acadêmica em Yale, bem como da responsabilidade socioambiental de líderes com grande poder aquisitivo

As demais universidade que adotaram o Modelo de Yale ficaram conhecidas como “endowments”, onde investimentos eram realizados visando um resgate futuro e objetivando as manutenções básicas do local.

O sucesso de David Swense atraiu a atenção de nomes importantes, principalmente de Wall Street, onde investidores evidenciaram que o sucesso dele era maior do que figuras como John Bogle e Peter Lynch.

Tanta é a repercussão de seu trabalho que uma pesquisa realizada pelo “It Leaders” apontou, no ano de 2012, que David Swense estava entre os 100 investidores mais influentes do mundo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados