Última modificação em 14 de julho de 2020

O que é Custo de Produção?

Uma empresa que não sabe o quanto gasta nem investe para poder vender, está vivendo sem propósito e pode estar com os dias contados. O custo de produção é fundamental para estudar a viabilidade, adesão e lucro de um negócio.

O custo de produção compreende todo o dinheiro usado para produzir e preparar a mercadoria ou serviço a ser oferecido. Esse valor envolve a aquisição de bens e prestação de serviços para que seu negócio exista.


Para que serve o custo de produção

Sua principal finalidade é analisar os investimentos da empresa com o foco em potencializar os ganhos.

A análise do custo de produção é importante para mostrar diferentes aspectos, como:

Como calcular o custo de produção

O cálculo envolve a análise de diferentes categorias do custo de produção. Eles se dividem inicialmente em:

Custos diretos

É a matéria-prima utilizada para a produção do item, mão de obra usada para o preparo e o preço da hora de produção. Ele envolve:

Custos indiretos

Já os custos indiretos ou gerais podem ser rateados em toda a cadeia produtiva, inclusive de outros itens. É o caso da compra ou aluguel e manutenção de equipamentos, energia elétrica, mão de obra terceirizada, água e demais itens que são indiretamente necessários para a produção de uma mercadoria ou preparo de um serviço.

Cálculo

O cálculo do custo de produção requer um controle da produtividade da empresa. Para o caso de uma fábrica, por exemplo, a análise envolve o custo unitário de cada peça adquirida, quantas delas são usadas por ordem de produção e quantas peças foram produzidas dentro de determinado período de tempo. Dessa forma, será possível calcular o custo de produção de cada produto.

Basicamente, o custo é a soma dos valores utilizados durante o mês para se chegar ao produto final. Para se chegar ao custo de produção, é preciso somar os custos diretos e indiretos. Há programas de gestão que oferecem esse cálculo com mais detalhes e variáveis que ajudam no acompanhamento do custo de produção.

Existem ainda outras variações de custos, como:

Termo do dia

Clube de Investimentos

Confira para que serve e como funciona um clube de investimentos.

Veja outros termos