Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Curva a termo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/03/2020 às 19:55 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é curva a termo?

Você já deve ter visto ao longo da vida diversas curvas de juros, certo? Elas demonstram a relação entre uma determinada taxa e o seu comportamento ao passar do tempo. Esse tipo de informação também é chamado de curva a termo.

Ou seja, em resumo, trata-se de uma curva gráfica que demonstra a evolução temporal de um determinado título e o seu respectivo comportamento em relação às taxas. Isso vale tanto para a remuneração (para quem empresta o dinheiro), como também para o seu custo (o valor a ser pago em juros pelo tomador do capital).

Ela é muito empregada em títulos de renda fixa. Vale lembrar que você sempre terá as duas pontas nesse operação. No caso dos títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional, por exemplo, você empresta o seu dinheiro para o governo e, em troca, recebe em data futura o capital de volta somado aos juros. A curva a termo reflete o comportamento desse tipo de operação.

Como funciona a curva a termo?

Além da óbvia relação entre o percentual de juros cobrado e a maturação do ativo (fator tempo), a curva e termo ajuda a entender a expectativa do mercado em relação a um determinado investimento/empréstimo.

Veja, é bastante lógico que você cobre maiores taxas para investimentos de longo prazo. E essa regra vale para o mercado financeiro já que, quanto maior o prazo, mais tempo você precisará ficar sem o capital e, principalmente, aumenta-se o risco de inadimplência.

Desta forma, de uma maneira racional, a tendência é que a curva a termo se comporte de maneira crescente ao longo do tempo. Isto é, as taxas são menores no curto prazo e vão aumentando para o longo prazo.

No entanto, essa não é uma regra imutável. Em alguns momentos econômicos, é possível encontrar maiores taxas de juros no curto prazo do que no longo prazo, indicando um cenário de recessão.

Como calcular a curva a termo?

Os títulos de renda fixa ou empréstimos bancários apresentam uma característica importante: data de vencimento. Ou seja, ao contrário da renda variável, os fluxos de caixa gerados pela operação são previsíveis, assim como as taxas de juros empregadas ao longo do tempo.

Desta forma, você tem como traçar uma curva gráfica entre os vencimentos desses títulos e suas respectivas taxas de juros. Em um cenário econômico normal, como vimos, a tendência é que a cobrança aumente ao longo do tempo, gerando uma linha crescente no gráfico.

A oferta e demanda financeira também influenciam nesse processo. Se existe maior quantidade de dinheiro disponível para empréstimo, os juros ficam menores em função da alta oferta. No entanto, em períodos de maior risco, a tendência é que essa oferta diminua, aumentando os juros sobre o capital.

Para resumir, portanto, a linha gerada em uma curva a termo nada mais é do que a relação direta entre o prazo de maturação de um título (tempo), representando no eixo X do gráfico, versus a cobrança de juros em cada período, representada no eixo Y do gráfico.

Naturalmente que, por se tratar de uma variável que se regula de acordo com o momento econômico, não há uma fórmula mágica que permita o cálculo atemporal da curva a termo.

Qual a importância da curva a termo?

A curva a termo é um indicador extremamente importante na economia de um país, demonstrando a precificação dos títulos em diferentes momentos temporais.

Ela, portanto, é fundamental no entendimento de cada período econômico. Se há um comportamento de queda, a curva a termo demonstra maior confiança do consumidor. Por outro lado, quando a taxa de juros sobre, representa também a identificação de um maior risco de mercado.

No Brasil, a curva a termo é composta, principalmente, por títulos prefixados e taxas de juros aplicadas em contratos futuro de DI.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados