Open Nav

Curva a termo

O que é curva a termo?

Você já deve ter visto ao longo da vida diversas curvas de juros, certo? Elas demonstram a relação entre uma determinada taxa e o seu comportamento ao passar do tempo. Esse tipo de informação também é chamado de curva a termo.

Ou seja, em resumo, trata-se de uma curva gráfica que demonstra a evolução temporal de um determinado título e o seu respectivo comportamento em relação às taxas. Isso vale tanto para a remuneração (para quem empresta o dinheiro), como também para o seu custo (o valor a ser pago em juros pelo tomador do capital).

Ela é muito empregada em títulos de renda fixa. Vale lembrar que você sempre terá as duas pontas nesse operação. No caso dos títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional, por exemplo, você empresta o seu dinheiro para o governo e, em troca, recebe em data futura o capital de volta somado aos juros. A curva a termo reflete o comportamento desse tipo de operação.


Como funciona a curva a termo?

Além da óbvia relação entre o percentual de juros cobrado e a maturação do ativo (fator tempo), a curva e termo ajuda a entender a expectativa do mercado em relação a um determinado investimento/empréstimo.

Veja, é bastante lógico que você cobre maiores taxas para investimentos de longo prazo. E essa regra vale para o mercado financeiro já que, quanto maior o prazo, mais tempo você precisará ficar sem o capital e, principalmente, aumenta-se o risco de inadimplência.

Desta forma, de uma maneira racional, a tendência é que a curva a termo se comporte de maneira crescente ao longo do tempo. Isto é, as taxas são menores no curto prazo e vão aumentando para o longo prazo.

No entanto, essa não é uma regra imutável. Em alguns momentos econômicos, é possível encontrar maiores taxas de juros no curto prazo do que no longo prazo, indicando um cenário de recessão.

Como calcular a curva a termo?

Os títulos de renda fixa ou empréstimos bancários apresentam uma característica importante: data de vencimento. Ou seja, ao contrário da renda variável, os fluxos de caixa gerados pela operação são previsíveis, assim como as taxas de juros empregadas ao longo do tempo.

Desta forma, você tem como traçar uma curva gráfica entre os vencimentos desses títulos e suas respectivas taxas de juros. Em um cenário econômico normal, como vimos, a tendência é que a cobrança aumente ao longo do tempo, gerando uma linha crescente no gráfico.

A oferta e demanda financeira também influenciam nesse processo. Se existe maior quantidade de dinheiro disponível para empréstimo, os juros ficam menores em função da alta oferta. No entanto, em períodos de maior risco, a tendência é que essa oferta diminua, aumentando os juros sobre o capital.

Para resumir, portanto, a linha gerada em uma curva a termo nada mais é do que a relação direta entre o prazo de maturação de um título (tempo), representando no eixo X do gráfico, versus a cobrança de juros em cada período, representada no eixo Y do gráfico.

Naturalmente que, por se tratar de uma variável que se regula de acordo com o momento econômico, não há uma fórmula mágica que permita o cálculo atemporal da curva a termo.

Qual a importância da curva a termo?

A curva a termo é um indicador extremamente importante na economia de um país, demonstrando a precificação dos títulos em diferentes momentos temporais.

Ela, portanto, é fundamental no entendimento de cada período econômico. Se há um comportamento de queda, a curva a termo demonstra maior confiança do consumidor. Por outro lado, quando a taxa de juros sobre, representa também a identificação de um maior risco de mercado.

No Brasil, a curva a termo é composta, principalmente, por títulos prefixados e taxas de juros aplicadas em contratos futuro de DI.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados