Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Cultura Organizacional

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/03/2020 às 22:54 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Cultura Organizacional?

Cultura organizacional é o nome dado a um conjunto específico de valores e costumes comuns aos profissionais integrantes de uma mesma companhia, sejam eles diretores, gestores e até estagiários. Todos que compõem a organização são unidos (e atingidos!) pela cultura organizacional e gerenciá-la é um ponto estratégico em toda empresa.

Antes de nos aprofundarmos no termo, no entanto, vamos refletir sobre o que significa a cultura. Em um contexto geral, cultura é "a forma como denominamos todas as crenças, ideias, pensamentos e atitudes adquiridas pelo ser humano com base na sua convivência e experiência como membro de uma sociedade". Onde há um grupo humano, há uma cultura. Quando um grupo menor de pessoas compartilham características próprias, nascem as subculturas, que integram a cultura geral. 

Por vezes, culturas locais interagem com comunidades mais abrangentes. Uma cidade, ou mesmo um bairro, podem ter uma cultura muito forte, o que não significa que os habitantes dali não serão influenciados pela cultura nacional ou mesmo global. 

O mesmo podemos dizer acerca da cultura organizacional: uma empresa pode ter uma cultura muito forte, o que não quer dizer que os seus integrantes não serão influenciados pela cultura do local onde vivem. Pelo contrário, essa cultura "exterior" irá inclusive influenciar a cultura organizacional. Não dá para fugir disso, por mais bem definida e estrategicamente manejada que ela seja, porque a cultura é feita pelas pessoas e as pessoas são feitas por tudo com o que interagem. 

O que as empresas fazem, então? Simplesmente deixam "ao Deus dará"? Como culturas organizacionais podem se opor a cultura da localidade onde se encontram? É justamente sobre essas questões que debateremos já nos próximos tópicos.

Como funciona a Cultura Organizacional?

De modo geral e até bem popular, uma cultura organizacional pode ser classificada como forte ou como fraca.

Dizer que uma cultura organizacional é forte significa afirmar que, naquela determinada empresa, todos os processos e ações giram em torno de um mesmo conjunto de valores. 

Os profissionais de marketing realizam atividades diárias BEM diferentes dos profissionais de fábrica, por exemplo, mas se a cultura for forte, todos tomarão decisões e terão atitudes com base nos mesmos ideais. Se é a inovação, todos ficarão atentos para que inovar seja mais importante do que manter procedimentos da Idade da Pedra simplesmente porque "sempre fizemos assim". Aqueles que inovam são, inclusive, mais reconhecidos e recebem apoio de toda cadeia hierárquica. 

Já quando se afirma que uma cultura organizacional é fraca significa que a empresa, no que tange à sua cultura, está atuando como uma orquestra sem maestro. Cada um faz as coisas do seu jeito; não há harmonia. Um grupo de profissionais valoriza os ideais X e Y e faz deles o seu "norte" na hora de tomar decisões e agir. Já outro grupo, prefere os ideias A e B. Quando têm que priorizar X ou A, cada um escolhe o que tem mais alinhamento com o seu grupo, não com a empresa.

Na prática, isso significa que um setor pode ser extremamente inovador e o outro, burocrático. O primeiro pode inovar e, em seguida, ser boicotado pelo segundo, que não entende a inovação como algo tão importante assim frente aos processos já existentes.

Já dá para imaginar os resultados, né? Ninguém entende ninguém, não há uniformidade nos comportamentos e a identificação dos funcionários com a empresa é prejudicada. Com isso, reter os talentos é mais difícil, a rotatividade de pessoal tende a ser maior e o crescimento se torna menos fluido. Afinal de contas, cada um está tentando guiar o barco para uma direção.

Por isso, construir (e manter) uma cultura forte é um dos maiores objetivos das companhias estratégicas. Primeiro, organizam a orquestra e lhe dão um bom maestro. Depois, executam seu show.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados