Open Nav

Crony Capitalism (Capitalismo de Compadres)

O que é Crony Capitalismo, o tal Capitalismo de Compadres?

Crony Capitalism (ou Capitalismo de Compadres, em português) é um termo criado para mencionar um sistema econômico em que algumas empresas e empresários recebem benefícios ou privilégios por parte do governo.

O termo também designa situações em que as decisões governamentais tomadas favoreçam negócios que possuem algum tipo de proximidade, conexão ou parceria com o próprio Estado.

Existem diversos exemplos de situações nas quais se identifica o Capitalismo de Compadres como a liberação de subsídios governamentais para as operações, incentivos fiscais (muitas vezes injustificados) ou até mesmo favorecimento em questões legais. Como você talvez imagine, essa não é uma situação benéfica para o mercado.


O Capitalismo de Compadres é um sistema capitalista?

Uma das principais perguntas envolvendo o Crony Capitalism está sobre a sua ligação real com o capitalismo. E, na prática, o que se vê é algo bem distante do que efetivamente prega esse sistema econômico.

O “capitalismo puro”, afinal, prega liberdade máxima aos indivíduos para tocar os meios de produção, em especial no que se refere à produção industrial. Sendo assim, a intervenção estatal deveria ser, ao menos em tese, inexistente. Sabemos que, na prática, é algo muito difícil de acontecer, embora seja a defesa dos liberais.

Ainda que o mundo atualmente não ofereça um sistema 100% capitalista, podemos afirmar que o Capitalismo de Compadres vai em uma direção bem distante do que defende a origem do sistema: o livre mercado. No Crony Capitalism, ao contrário, o que vemos é uma forte intervenção do governo.

Na prática, portanto, os ideais desse sistema se afastam consideravelmente do “capitalismo puro”, dando maior poder ao Estado e afastando o sistema do livre mercado, onde os indivíduos teriam total liberdade de atuação. É muito difícil competir com empresas que possuem benefícios concedidos pelo governo.

Quais são os principais problemas do Crony Capitalism?

No Brasil, nós temos um sistema que se aproxima muito mais do Capitalismo de Compadres do que propriamente ao livre mercado. Isso não é, em uma primeira observação, algo necessariamente ruim. Contudo, pode apresentar alguns riscos que abordaremos neste tópico.

Um deles é que o favorecimento estatal a um grupo restrito de empresários acaba por gerar uma grande força dentro do sistema econômico do país. Isso, em um primeiro momento, não seria comprometedor no que se refere ao ganho de escala na produção. Contudo, ao mesmo tempo dificulta a entrada de novos concorrentes, ampliando as chances de monopólio.

Esse é um cenário que pode ser positivo para o Estado, mas raramente beneficia a população. Sem concorrência, afinal, o consumidor individual fica restrito ao que é ofertado pela companhia. E, assim, a exposição aos preços abusivos pode vir a acontecer.

Além disso, outro problema bem comum que já observamos por aqui é a questão legal do favorecimento governamental. No Brasil, não há uma implantação oficial do Capitalismo de Compadres. Sendo assim, aumenta-se o risco de questões de corrupção e favorecimento ilegal. Não por acaso, tivemos sérios escândalos recentemente envolvendo empresas como a Petrobrás e a Odebrecht.

Capitalismo x Socialismo

O Crony Capitalism acaba nos levando a uma discussão bem frequente entre sistemas econômicos: Capitalismo x Socialismo. Na prática, o mais puro sistema de cada lado parece igualmente utópico.

De um lado, a defesa do Estado como regulador de todo mercado que já se mostrou absolutamente ineficiente ao longo da história. Do outro, o “capitalismo puro” que tende, com o passar do tempo, a favorecer muito mais empresários e ricos do que ao mercado como um todo, criando sérios problemas de desigualdade social.

É por esse motivo que observamos ao redor do planeta países que não são 100% aderentes aos dois sistemas. O que vemos é uma mescla. Em algumas economias, o papel do governo é realmente básico. Em outras, maior intervenção estatal. Entre estes, acabou surgindo a alcunha que você aprendeu hoje, o Capitalismo de Compadres.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados