Open Nav

Criptomnésia

O que é o Criptomnésia?

Criptomnésia é o nome dado a um fenômeno psicológico, caracterizado por um distúrbio no processamento de memórias. Todos os seres humanos são suscetíveis a ele, de modo que sob o seu efeito, informações esquecidas são trazidas a tona e, incapazes de reconhecê-las como lembranças, a tomamos como ideias novas.

Quem escreve profissionalmente sofre todos os dias com a criptomnésia, à espreita como um monstrinho sabotador. Isso porque, após ler tantos artigos de várias fontes diferentes durante uma pesquisa, é possível que o mesmo formule em seu próprio texto uma frase lida anteriormente, mas sem reconhecer o "plágio inconsciente".

Para tanto, um dos pontos importantes do trabalho como redator/escritor é desenvolver mecanismos contra a criptomnésia. O mesmo se dá com outros profissionais criativos: músicos, cineastas, artistas plásticos...

Contudo, mesmo que essa não seja a sua função, saiba que a criptomnésia é capaz de interferir negativamente em diversos âmbitos da sua vida, inclusive a financeira. E é justamente para entender o seu funcionamento - e suavizá-lo - que este artigo foi feito.


Como a Criptomnésia funciona?

Antes de prosseguirmos, no entanto, precisamos fazer um adendo. O termo criptomnésia também é usado na Psicologia para determinar estudos específicos da interação entre inconsciente e consciente, examinada inclusive como psicopatologia. Não é desse ponto de vista que estamos falando, ok? Aqui, a criptomnésia aparece apenas como viés cognitivo.

E se você já leu algum dos nossos artigos completos sobre vieses cognitivos (sério, são muitos!), deve se lembrar da principal característica de um viés. Em suma, todos têm uma forte aparência lógica, isto é, em certo nível eles fazem sentido para o cérebro.

No caso da criptomnésia não é diferente. Se surge uma ideia em sua cabeça, mas não se encontra uma lembrança relacionada a ela na memória, a tendência é entender que ela não veio de fora, mas sim de dentro. É uma ideia sua, parabéns!

Antes que você comece a amaldiçoar a si mesmo, por enganar a si mesmo, saiba que esse é um erro genuíno. Quando falamos sobre Efeito Zeigarnik, já esclarecemos o volume de estímulos externos aos quais você está exposto segundo a segundo. Para dar conta, só filtrando mesmo.

Acredita-se que a criptomnésia aconteça quando a informação filtrada retorna, mas sem contexto. É pensar em um quadro verde e roxo, por exemplo, sem lembrar que ele foi visto em uma exposição que você visitou, naquele museu bacana.

Como a Criptomnésia afeta a sua vida financeira?

Reinventar a roda. Mais frequente do que o plágio, sempre que somos atingidos pela criptomnésia essa é a nossa principal tendência.

É o caso do rapaz que tem a ideia de uma ferramenta para facilitar as suas análises de ações da Bolsa de Valores. Ela parece tão diferente e inovadora, tão promissora, que algo em sua mente o convence a desenvolvê-la.

Aqui ele tem duas opções: se lembrar que a tal "ideia inovadora" de ferramenta já existente e ele mesmo já leu sobre ela em um site de finanças OU gastar o seu tempo com algo que, logo, notará foi um baita desperdício do recurso.

Afinal de contas, tempo é dinheiro. Parece apenas mais um ditado, mas quando falamos de vida financeira é importante analisar também como esses ralos (dos quais os vieses com certeza fazem parte) drenam esse bem e nos impedem de transformá-lo em riqueza.

Porque o plágio é crime e, com um processo, pode reverter ao criador original um bom dinheiro. Esse prejuízo somos capaz de sentir. Mas e o tempo que perdemos, somos capazes de ver o seu dano?

É bom que encontremos uma maneira de responder positivamente a essa pergunta, do contrário corremos o risco de nos tornarmos escravos financeiros da criptomnésia sem nem perceber.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados