Última modificação em 19 de agosto de 2020

O que é CPA-10

CPA-10 é sigla para Certificação Profissional ANBIMA série 10, o nome de uma certificação profissional ligada ao mercado financeiro. Essa certificação é exigida para atuar em certas atividades nas instituições financeiras. Ela é obtida por meio da realização de uma prova de conhecimentos.

Comparada a outras certificações, esta é a de menor nível. Por isso, ela é a preferida por estudantes e pessoas que ainda buscam iniciar uma carreira no mercado financeiro. Profissionais com maior experiência podem buscar certificações mais avançadas.

Atividades que exigem CPA-10

 

A CPA-10 é exigida para trabalhar com a prospecção e a venda de produtos de investimento diretamente para o público em geral, em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Em outras palavras, para trabalhar com investidores não qualificados. Ela atesta o conhecimento sobre o mercado financeiro em geral.

Essa obrigatoriedade não é imposta pelas instituições financeiras. Na realidade, uma Resolução do Banco Central  (Resolução n. 3158 de 2003) estabeleceu que apenas profissionais certificados poderiam desempenhar atividades ligadas à distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos.

Além disso, essa certificação não pode ser oferecida por qualquer empresa, mas apenas por uma entidade de reconhecida capacidade técnica. No caso da CPA-10, é a ANBIMA que oferece a certificação.

Como é a prova da CPA-10

A prova para obter certificação CPA-10 é composta por 50 questões, que o candidato deve responder em 2 horas. São questões de múltipla escolha, respondidas no computador. As questões são divididas em 7 seções, com diferentes pesos:

Para obter a aprovação e conquistar a certificação CPA-10, é preciso chegar, no mínimo, a 70% de aproveitamento total da prova, considerando os pesos das questões.

Aspectos burocráticos

A inscrição é feita pelo site da ANBIMA, a qualquer época do ano. É cobrada uma taxa de inscrição, que varia conforme o candidato seja vinculado a uma Instituição Associada ou não. Depois da inscrição, é emitido um boleto que deve ser pago antes de prosseguir.

Confirmado o pagamento, o candidato tem 60 dias para agendar o exame. Se o agendamento não for realizado nesse prazo, a inscrição é cancelada sem restituição. O exame é feito em um centro de testes, na data e horário escolhidos pelos candidatos.

Uma das responsabilidades de quem faz a prova da CPA-10 é não divulgar as questões.

Validade e renovação da CPA-10

A CPA-10 é uma certificação com validade de cinco ou três anos. Isso depende da situação do profissional.

Se o profissional tem a certificação e está trabalhando em uma instituição associada à ANBIMA, ele é considerado um profissional certificado. Nesse caso, sua CPA-10 tem validade de cinco anos.

Por outro lado, se o profissional tem a certificação, mas não está trabalhando em uma instituição associada, ele é considerado um profissional aprovado. Nesse caso, sua CPA-10 tem validade de apenas três anos.

Se o status de trabalho do profissional mudar, a validade atual da sua certificação também muda, aumentando ou diminuindo.

Quando o final desse prazo se aproxima, o profissional não precisa fazer a prova novamente. Em vez disso, ele pode realizar um curso de atualização, oferecido pela ANBIMA, para renovar a CPA-10. Para isso, é preciso começar e terminar o curso, obtendo aprovação, antes da validade da certificação.

Termo do dia

Moldagem

O que é a Moldagem? Moldagem é o nome dado a um tipo de função mental diretamente ligada à memória e aos chamados vieses cognitivos. Por…