Open Nav

Corporate bonds

O que são Corporate Bonds?

Corporate Bonds são títulos de renda fixa que uma empresa emite a fim de captar recursos para várias finalidades, como custear as operações, financiar aquisições e fusões ou expandir o negócio. São instrumentos de dívida de longo prazo, com período de maturação de um ano ou mais. 


Entendendo os Corporate Bonds

Existem muitas alternativas para que uma empresa capte recursos. Ela pode realizar emissões de ações na Bolsa de Valores ou buscar empréstimos  junto a instituições financeiras, por exemplo. Porém, todas as alternativas têm suas vantagens e desvantagens.

A emissão de ações divide o capital social e, portanto, o poder de decisões sobre o negócio. A contratação de empréstimo coloca a empresa nas mãos do banco, sujeita a taxas de juros que tendem a ser muito altas e que ela não controla.

Enquanto isso, os corporate bonds permitem captar recursos sem precisar dividir o capital social nem o poder de decisões, porque os investidores que compram papéis tornam-se credores, não sócios. Além disso, a própria empresa determina o custo dessa captação, ou seja, o quanto vai pagar aos investidores no vencimento dos títulos.

Por essas duas razões, a emissão de corporate bonds é uma alternativa cada vez mais comum nas grandes empresas que precisam captar um montante significativo de capital para seus projetos. 

Rendimento dos Corporate Bonds

Conforme já foi apontado, os corporate bonds são títulos de renda fixa. Isso significa que existe uma regra determinando qual será o rendimento dos papéis. Eles podem ser pré-fixados, isto é, apresentar uma rentabilidade definida desde o momento em que são emitidos, ou pós-fixados, isto é, vinculados a um referencial, como a Taxa Selic ou o IPCA.

O fato de os corporate bonds serem títulos de renda fixa faz com que eles tenham um nível de risco menor do que ativos como ações. Por isso, são uma alternativa interessante para quem apresenta um perfil de baixa tolerância ao risco, ou mesmo para diversificar uma carteira que já tem muitos ativos de renda variável.

Período de Maturação dos Corporate Bonds

Um fato importante sobre os Corporate Bonds é que eles têm maturidade superior a outros instrumentos de dívida. Os investidores devem tomar esse fato em consideração antes de comprar os papéis, considerando se as características desse tipo de instrumento estão de acordo com sua estratégia e objetivos financeiros (oi, goal investing!). 

Em geral, mesmo os corporate bonds chamados de “curto prazo” têm vencimento entre um e cinco anos; os de médio prazo, entre cinco e doze anos; e existe ainda os corporate bonds chamados de longo prazo, com vencimento acima de doze anos.

Corporate Bonds x Debêntures

Quem conhece um pouco das debêntures rapidamente percebe a similaridade entre esses ativos e os corporate bonds. O motivo é simples: nos países de língua inglesa, especialmente EUA, onde esses instrumentos surgiram, as debêntures são um tipo de corporate bonds. Por lá, a característica específica das debêntures, que as diferencia de outros corporate bonds, é que elas não oferecem nenhum tipo de garantia. 

No Brasil, a situação é um pouco diferente. As debêntures, aqui, podem ser emitidas com ou sem garantia. Retirando essa distinção, a verdade é que não existe uma grande diferença formal entre debêntures e corporate bonds. 

Mercado de Corporate Bonds

O maior mercado de corporate bonds é o estadunidense, que é também o mais antigo e mais desenvolvido. Dados variam, pois o conceito de corporate bond não está totalmente unificado, mas acredita-se que há cerca de US$5 a US$6 trilhões em papéis emitidos.

Enquanto isso, o segundo maior mercado é o da União Europeia. Em outros países, inclusive no Brasil, esse instrumento ainda não é tão comum. 

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados