Open Nav Logo Mais Retorno

Coordenador da Oferta

O que é o coordenador da oferta?

Um coordenador de oferta, também conhecido como coordenador-líder é um banco de investimento ou outra instituição financeira que tenha a diretiva principal para organizar ofertas públicas de ações, debêntures, notas promissórias comerciais e demais valores mobiliários.

O coordenador de oferta geralmente trabalha com outros bancos de investimento para estabelecer um consórcio de subscritores e, assim, criar a força de vendas inicial para os valores. Esses valores serão vendidos para clientes institucionais e de varejo.

Ele avaliará as finanças da empresa e as condições atuais do mercado para chegar ao valor e quantidade inicial de valores mobiliários a serem vendidos. O coordenador da oferta recebe uma comissão de vendas.


Papel do coordenador da oferta

Um coordenador da oferta líder está envolvido em um processo que começa quando uma determinada empresa decide abrir capital para levantar investimentos para sua expansão. Ele precisa decidir o tipo de oferta que deseja fazer, com opções sendo ações, títulos ou qualquer outro título negociado em bolsa.

Como esse processo de levar títulos ao público é um processo longo e complicado, a empresa contrata um coordenador da oferta para ajudá-la.

Uma vez escolhido, o coordenador e a empresa decidem sobre o tipo de ativo que deve ser oferecido ao público. Uma vez determinada essa estrutura, o coordenador da oferta pode formar um sindicato com outros coordenadores para gerenciar melhor o processo.

Além disso, esse sindicato compartilha os riscos que surgem dessa oferta para que nenhum coordenador seja afetado. Esse sindicato é formado apenas para grandes ofertas em que o risco é alto e o processo é complicado.

O líder deste sindicato é o principal coordenador e essa entidade é responsável por montar e gerenciar o sindicato durante toda a oferta. Um contrato formal é firmado entre o coordenador-líder e a empresa, bem como entre o coordenador-líder e outros membros do sindicato.

Determinação do preço da oferta

Depois de formar o sindicato, é responsabilidade do coordenador-líder determinar o preço final da oferta. Esse preço depende de dois fatores: o tamanho da receita e a facilidade com que o subscritor pode vender os títulos ao público.

As negociações são realizadas entre o principal coordenador e a empresa que emite os valores mobiliários para determinar o preço certo para a oferta. Depois que o preço é decidido, o sindicato se reúne para determinar quantas ações ou outros valores mobiliários serão vendidos durante a oferta e depois decide a data de fechamento de acordo.

Existem riscos substanciais envolvidos na oferta de ações — qualquer empresa pode despencar no mercado aberto assim que a negociação pública começar. É por isso que os grandes bancos de investimento procurarão realizar muitas ofertas diversas no decorrer de um ano.

Uma ou duas excelentes ofertas de ações por ano podem ser suficientes para atender às metas de lucro da empresa, mas as condições do mercado como um todo determinarão a quantidade relativa de lucro que o coordenador da oferta poderá obter.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados