O que é uma Cooperativa de Crédito?

Cooperativa de Crédito é um tipo de associação cooperativa criada para oferecer soluções financeiras aos seus associados. É uma união de pessoas que visa a ajuda mútua, sem fins lucrativos, prestando serviços de crédito com condições mais favoráveis do que as instituições financeiras tradicionais.


Entendendo a Cooperativa de Crédito

O primeiro ponto importante sobre as cooperativas de crédito é que elas são pessoas jurídicas, mas não são empresas. Elas são associações. Logicamente, isso tem reflexos na maneira como elas funcionam e nas normas que devem seguir.

Outro ponto importante é que as cooperativas de crédito só prestam serviços financeiros para os seus membros. Portanto, quem deseja ter acesso a esses serviços precisa se tornar um associado; ou, para usar o termo mais adequado, um cooperado. 

Cada cooperado tem uma cota de participação no capital social da cooperativa, sendo usuário e “sócio” ao mesmo tempo. Com isso, existe uma responsabilidade compartilhada entre todos sobre a gestão.

As cooperativas de crédito não têm finalidade lucrativa. Isso significa que o objetivo delas não é gerar lucro para os cooperados por meio dos serviços que ela presta; porém, ela pode, sim,  apurar lucros. Quando isso acontece, esse resultado financeiro positivo, que é chamado de “sobras”, é distribuído entre os cooperados.

Quais são as vantagens e desvantagens da Cooperativa de Crédito?

Uma das vantagens de crédito é o fato de que você não é apenas um cliente, você é parte da organização e tem participação direta nos rumos que ela toma. Por exemplo, a escolha dos dirigentes é feita por meio de eleições e todos os associados podem votar.

Outra vantagem é que as condições de crédito que a cooperativa oferece aos associados são mais favoráveis do que as encontradas em bancos e outras instituições financeiras tradicionais. O motivo é que a cooperativa não tem finalidade lucrativa e, portanto, não existe interesse em praticar taxas de juros muito elevadas. As taxas de serviços também são menores ou, em alguns casos, zeradas.

Isso se reflete em uma vantagem para a própria cooperativa: a baixa taxa de inadimplência. Com boas condições, os cooperados têm mais facilidade para cumprir as obrigações de pagamento.

A burocracia também não é tão grande na concessão de crédito de uma cooperativa. Isso não significa que o processo seja menos rigoroso; porém, talvez por atenderem grupos menores, as cooperativas conseguem ser mais assertivas na análise dos pedidos e chegar a uma resposta com agilidade.

Outro benefício do fato de que as cooperativas atendem grupos menores é que elas podem oferecer um atendimento diferenciado, personalizado. Para muitas pessoas, isso transmite mais confiança na contratação.

A desvantagem principal da cooperativa é que, para se tornar um cooperado, é preciso pagar. Ou seja, você paga duas vezes: para entrar e, depois, para devolver o crédito recebido com os juros (por menores que sejam, eles existem). 

O valor que deve ser pago para entrar corresponde à cota que o cooperado terá no capital da cooperativa, e pode chegar a R$ 5 mil, dependendo do porte da associação, mas ele pode ser parcelado.

Quais são os tipos de Cooperativa de Crédito?

Existem vários tipos de cooperativa de crédito, que atendem perfis diferentes de públicos. Na hora de selecionar uma cooperativa para se tornar um associado, o primeiro passo é justamente observar qual é o tipo mais adequado, de acordo com o seu perfil. É importante notar que o tipo de cooperativa influencia os limites e a destinação do crédito que ela oferece. 

Alguns dos tipos mais comuns de cooperativa de crédito são (1) para micro e pequenos empresários, (2) para produtores rurais, (3) para funcionários de empresas ou servidores públicos, (4) cooperativas abertas, que admitem uma variedade de pessoas físicas e jurídicas. 

Quais são os serviços que uma Cooperativa de Crédito oferece?

Como o próprio nome indica, uma cooperativa de crédito oferece serviços de crédito, principalmente na forma de empréstimos e cartões de crédito. É possível encontrar cooperativas que oferecem também financiamento imobiliário.

Porém, elas não se limitam a esse tipo de serviço. Algumas oferecem contas para depósito, capitalização, seguros etc. A diversificação da gama de serviços é uma forma, justamente, de atrair e reter cooperados.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…