Última modificação em 14 de julho de 2020

O que é cooperativa?

Uma cooperativa representa a organização de um grupo de pessoas de uma mesma área da economia ou da sociedade, que se une para realizar atividades em conjunto. A cooperativa presta serviços e dá apoio aos membros dessa organização, os associados.

O cooperativismo surgiu durante a Revolução Industrial (1760-1840) e a primeira cooperativa foi fundada por um grupo de 28 tecelões em 1844, na cidade de Rochdale, na atual região metropolitana de Manchester, na Inglaterra.

No Brasil, o desejo por melhores condições de vida fez surgir esse tipo de organização também. A Associação Cooperativa dos Empregados da Companhia Telefônica de Limeira, de São Paulo, ficou conhecida como a primeira cooperativa no país, fundada em 1891.

Existem algumas características que definem a estrutura de uma cooperativa. Além disso, há diversos tipos, que variam conforme o setor de atuação de cada uma.

Como Investir nos Melhores Fundos

Para que serve uma cooperativa?

As chamadas sociedades cooperativas são reguladas pela Lei nº 5.764/ 71, na qual foi definida a Política Nacional de Cooperativismo, o que inclui o regime jurídico desse tipo de organização.

Para que uma cooperativa exista, ela precisa atender a alguns requisitos que justifiquem a criação dela. As premissas desse tipo de organização são:

Como funciona uma cooperativa

Uma cooperativa atende a um perfil de organização específico, com tributação, direitos e deveres dos cooperados. O estatuto de cada cooperativa é que define como se dará a admissão de novos associados.

Entre as características de uma sociedade cooperativa estão:

Quanto ao capital social, ele deve ser definido no estatuto e dividido em quotas-parte. Elas não podem ter um valor acima do salário mínimo vigente, mas pode ser constituído por um pacote de bens e serviços.

A cooperativa é administrada por uma diretoria ou por um conselho de administração. Há casos em que a gestão é dividida em setores, sempre previstos no estatuto. Ela deve ser formada somente por cooperados, eleitos em assembleia.

O mandato é de até quatro anos, quando pelo menos 1/3 do conselho deve ser renovado.

Toda a movimentação financeira da cooperativa precisa ser escriturada.

Tipos de cooperativa

Cada tipo de cooperativa atende a uma finalidade que melhor atenda ao grupo de associados. Algumas das cooperativas são:

Termo do dia

Keynes

Quem foi John Maynard Keynes John Maynard Keynes foi apontado pela revista norte-americana Time como uma das personalidades mais importantes do século passado. Economista fundador da…

Veja outros termos