Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Contabilidade Social

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/10/2020 às 18:46 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Contabilidade Social?

Contabilidade Social é uma subárea da ciência contábil que tem como objetivo mensurar os principais agregados macroeconômicos - isto é, os principais conjuntos de grandezas e variáveis definidos pela macroeconomia.

Colocando em outras palavras, a contabilidade social é a disciplina que permite aplicar os conceitos da macroeconomia com números, para analisar, no caso concreto, se um determinado país está apresentando crescimento ou contração econômica

Entendendo a Contabilidade Social

Em economia e, particularmente, em macroeconomia, fala-se muito sobre conceitos como PIB, balança comercial, taxa de desemprego. No entanto, esses conceitos são abordados no plano da teoria.

Para que seja possível aplicar esses conceitos em um caso concreto e avaliar se a economia de um país, considerando todos esses fatores, está em crescimento ou contração, é preciso de números. Quem faz esse trabalho com os números é a contabilidade social.

Qual é a diferença entre Contabilidade Social e Contabilidade Empresarial?

Não devemos confundir a contabilidade social e a empresarial. Enquanto ambas são subáreas das ciências contábeis, elas têm objetos e objetivos diferentes.

Conforme já vimos, o objeto da contabilidade social é a economia de um país (ou de uma região) e seu objetivo é determinar o estado desse objeto, como ele está progredindo ou não.

Enquanto isso, o objeto da contabilidade empresarial são as finanças de uma empresa e o seu objetivo é determinar se ela está tendo resultados positivos (lucros) ou negativos (prejuízos), o que é feito mensurando suas várias contas de ativos e passivos.

Como é desenvolvida a Contabilidade Social?

A contabilidade social é desenvolvida aplicando o mesmo princípio utilizado na empresarial: apurando receitas e despesas. A diferença não está no princípio, mas no seu alcance, que é muito mais amplo.

Regras e procedimentos básicos, como a dupla partida – isto é, a contabilização de cada transação na forma de um débito e um crédito – também são largamente aplicados na contabilidade social.

A contabilidade social, além de contabilizar sistematicamente os valores, também produz indicadores importantes a partir deles - como indicadores de desenvolvimento, de distribuição de renda e de qualidade de vida.

Qual é a importância da Contabilidade Social?

Em primeiro lugar, a contabilidade social permite ir além da questão puramente financeira, para entender melhor o impacto social do que acontece na economia de um país. Ela ajuda a fazer a ponte entre calcular o PIB e entender o problema da desigualdade de renda, por exemplo.

Assim, as informações fornecidas aqui são essenciais para a tomada de decisões dentro do governo. Elas servem de base para determinar quando, quanto e como deve-se intervir.

Além disso, elas também podem ser utilizadas por empresas, especialmente pelas grandes multinacionais, que precisam considerar as condições econômicas de cada país onde elas têm, ou pretendem ter, bases de atuação.

Qual é a relação entre Contabilidade Social e Fluxo Circular de Renda?

Dentro da contabilidade social, o conceito mais fundamental é o do fluxo circular de renda. De fato, todo curso a seu respeito começa apresentando esse conceito.

O fluxo circular de renda é o movimento geral das trocas que ocorrem na economia de um país. De maneira simplificada, existem dois mercados: o de bens e o de fatores de produção. Em ambos, as trocas ocorrem em um ciclo entre produtores e famílias.

No mercado de bens, os produtores vendem produtos e serviços para as famílias, que pagam por esses bens, gerando receita de vendas para os produtores. No mercado de fatores de produção, as famílias vendem sua força de trabalho para os produtores, que remuneram essa força de trabalho, pagando salários às famílias.

Esse conceito básico do fluxo torna-se mais complexo à medida em que são acrescentados outros elementos, como a intervenção do governo e as trocas com o exterior (exportações e importações).

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados