O que é conta de pagamento?

A conta de pagamento é um tipo de conta bancária que pode ser utilizada para a realização de serviços como: pagamentos de boletos, de transações realizadas por cartões de débito ou crédito e até para saques. Outra forma de utilizá-la é para realização de transferências realizadas entre contas da mesma instituição ou em outras instituições financeiras — os TEDs e DOCs.

Ela só pode ser oferecida por bancos e demais instituições financeiras regularizadas pelo Banco Central. A maioria delas não cobra tarifas dos titulares e permite que todo o processo de pagamento de contas seja otimizado e descomplicado.


Como funciona e para que serve uma conta de pagamento?

O funcionamento desse tipo de conta se dá, basicamente, de duas formas. A primeira delas é a pré-paga, onde o titular precisa fazer um depósito antes de realizar qualquer compra. Assim, as transações só serão concluídas se o saldo existente for suficiente para cobri-las.

A segunda maneira é a pós-paga, que é movimentada por meio dos cartões de débito ou de crédito. O valor da transação é debitado e, somente depois disso, o titular efetua o pagamento.

A conta de pagamento é voltada para quem desejar usufruir de todas as suas facilidades, independentemente de faixa etária ou classe social. Sua abertura é mais simples do que os outros tipos de conta mais tradicionais — como a poupança ou a conta salário— e isso é bem importante para a inclusão financeira de pessoas que ainda não têm acesso ao sistema bancário. 

Quais são as vantagens de uma conta de pagamento?

Uma das maiores vantagens da conta de pagamento é que ela é totalmente digital e todos os seus serviços são oferecidos e feitos dessa forma. Desde o momento da abertura, as transações e até o acompanhamento foram pensados para facilitar a vida dos usuários.

Outro benefício é que ela pode ser aberta tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, aumentando assim sua atratividade para vários perfis. Além disso, esse tipo de conta é completamente seguro. Qualquer recurso mantido nela não pode ser objeto de sequestro, busca ou apreensão, por exemplo, ou de qualquer outro ato causado por débitos que forem de responsabilidade das instituições de pagamento.

Isso acontece porque os recursos ficam alocados em uma conta específica que são mantidos no Banco Central ou aplicados em títulos públicos federais. Com isso, os depositantes podem se sentir mais protegidos, já que não podem ser utilizados para cobrir falência ou liquidações judiciais e extrajudiciais da instituição.

Quais são as contas de pagamento mais utilizadas atualmente?

Além de alguns bancos já disponibilizarem esse tipo de conta, algumas fintechs trabalham exclusivamente com o oferecimento delas. A maioria delas é gratuita e oferece algumas vantagens, como ambientes virtuais seguros e envio de dinheiro para o exterior. Entre elas, é possível citar:

Entre tantas opções, é preciso pesquisar qual delas atende melhor as necessidades do usuário. Além dos benefícios já citados, algumas oferecem diferenciais como possibilidade de recargas de celular e de compra de saldo para aplicativos como Uber, além da emissão de boletos e saques em bancos 24 horas.

Quais as diferenças entre uma conta de pagamento e uma conta corrente?

Embora ambas tenham suas similaridades, como o oferecimento de cartões de débito e crédito, permitirem transações como DOC e TED e acesso online, também possuem algumas diferenças. A primeira delas é que a conta de pagamento não oferece atendimento presencial — tudo é feito de forma online.

Outra diferença que pode ser definitiva para a escolha de adesão desse tipo de conta é que, por meio dela, não é possível fazer pedidos de empréstimo. Por esse motivo, é preciso avaliar qual modalidade fará mais sentido para a realidade e necessidades financeiras dos interessados.

Termo do dia

Ceteris Paribus

O que é o Ceteris Paribus? Ceteris Paribus, também conhecido como Coeteris Paribus é um conceito da Economia, que traduzido para o português significa, “todo o…

Veja outros termos