Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Consórcio de Serviços

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:01/06/2020 às 17:16 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Consórcio de Serviços?

O mercado tem oferecido cada vez mais opções de crédito como forma de garantir o poder de compra dos brasileiros. O consórcio de serviços é uma dessas alternativas.

Ele segue a mesma estrutura de outros formatos de consórcio, como o imobiliário, de carros e motos, entre outros, sendo que a finalidade da contribuição no consórcio de serviços é de ter acesso ao atendimento de profissionais por meio melhores condições de pagamento.

Para que serve o consórcio de serviços?

O consórcio, de forma generalizada, é um tipo de carta de crédito, que é paga de forma coletiva. Um grupo de pessoas contribui financeiramente a cada mês para adquirir um bem ou um serviço e o recebe ao final do pagamento das parcelas ou em sorteios.

O principal objetivo do consórcio de serviços é de permitir que as pessoas tenham condições de pagar pela atividade de profissionais de diversos setores, por meio de um sistema conhecido como autofinanciamento.

Entre os serviços que podem ser oferecidos nesse tipo de consórcio estão:

  • procedimentos estéticos ou cirúrgicos;
  • organização de festas e eventos, como casamentos, aniversários e formaturas (fotografia e filmagem, decoração, buffet);
  • pacotes de viagens e intercâmbio;
  • cursos de idiomas, informática, entre outros;
  • cursos de nível técnico, superior, especialização, MBA;
  • treinamentos;
  • consultoria e assessoria jurídica, tributária e contábil.

Como funciona o consórcio de serviços

Ao se inscrever no consórcio, contribui-se de forma coletiva e regular em uma espécie de poupança programada. A cada mês, os participantes podem ser contemplados através de sorteios e de lances durante uma assembleia.

Caso seja contemplado no lance, o consorciado pode optar pela redução do número de parcelas ou do valor das parcelas seguintes. Neste momento, o participante escolhe o serviço que deseja usufruir.

Para isso, é preciso apresentar alguns documentos para ter acesso ao serviço pago, como o comprovante de renda e de residência, documentação pessoal e referente ao serviço.

Em média, os valores da carta de crédito do consórcio de serviços no Brasil costumam variar entre R$7.000,00 e R$14.000,00.

Quais são vantagens e desvantagens do consórcio de serviços?

A oferta de consórcio de serviços tem crescido ao longo dos anos, consolidando-se como uma opção de aquisição para pessoas físicas ou jurídicas.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o setor registrou alta de 75% no volume de negócios no ano de 2019, em comparação com 2018. Foram mais de 100 mil consorciados em 2019, com um aumento de 40% de venda de novas cotas sobre o ano anterior.

Apesar do setor promissor, o participante deve estar atento a todos os custos e condições do consórcio:

Vantagens

  • É possível contratar variados serviços;
  • O participante pode ser contemplado através de lance ou sorteio;
  • Tem parcelas mais acessíveis;
  • Pode optar por adquirir outro bem dentro do mesmo consórcio.

Desvantagens

  • O participante precisa ter um planejamento financeiro para que as parcelas não afetem o orçamento pessoal;
  • Paga taxa de administração, fundo de reserva e reajuste das parcelas, para não haver perda do poder de compra;
  • Pagar seguro, como o prestamista, que garante a quitação parcial ou integral das parcelas restantes em caso de falecimento, perda de emprego e inadimplência do consorciado;
  • Demora para ter acesso ao serviço, caso não seja contemplado no sorteio nem dê lances.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados