Open Nav

Consórcio de Serviços

O que é Consórcio de Serviços?

O mercado tem oferecido cada vez mais opções de crédito como forma de garantir o poder de compra dos brasileiros. O consórcio de serviços é uma dessas alternativas.

Ele segue a mesma estrutura de outros formatos de consórcio, como o imobiliário, de carros e motos, entre outros, sendo que a finalidade da contribuição no consórcio de serviços é de ter acesso ao atendimento de profissionais por meio melhores condições de pagamento.


Para que serve o consórcio de serviços?

O consórcio, de forma generalizada, é um tipo de carta de crédito, que é paga de forma coletiva. Um grupo de pessoas contribui financeiramente a cada mês para adquirir um bem ou um serviço e o recebe ao final do pagamento das parcelas ou em sorteios.

O principal objetivo do consórcio de serviços é de permitir que as pessoas tenham condições de pagar pela atividade de profissionais de diversos setores, por meio de um sistema conhecido como autofinanciamento.

Entre os serviços que podem ser oferecidos nesse tipo de consórcio estão:

  • procedimentos estéticos ou cirúrgicos;
  • organização de festas e eventos, como casamentos, aniversários e formaturas (fotografia e filmagem, decoração, buffet);
  • pacotes de viagens e intercâmbio;
  • cursos de idiomas, informática, entre outros;
  • cursos de nível técnico, superior, especialização, MBA;
  • treinamentos;
  • consultoria e assessoria jurídica, tributária e contábil.

Como funciona o consórcio de serviços

Ao se inscrever no consórcio, contribui-se de forma coletiva e regular em uma espécie de poupança programada. A cada mês, os participantes podem ser contemplados através de sorteios e de lances durante uma assembleia.

Caso seja contemplado no lance, o consorciado pode optar pela redução do número de parcelas ou do valor das parcelas seguintes. Neste momento, o participante escolhe o serviço que deseja usufruir.

Para isso, é preciso apresentar alguns documentos para ter acesso ao serviço pago, como o comprovante de renda e de residência, documentação pessoal e referente ao serviço.

Em média, os valores da carta de crédito do consórcio de serviços no Brasil costumam variar entre R$7.000,00 e R$14.000,00.

Quais são vantagens e desvantagens do consórcio de serviços?

A oferta de consórcio de serviços tem crescido ao longo dos anos, consolidando-se como uma opção de aquisição para pessoas físicas ou jurídicas.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o setor registrou alta de 75% no volume de negócios no ano de 2019, em comparação com 2018. Foram mais de 100 mil consorciados em 2019, com um aumento de 40% de venda de novas cotas sobre o ano anterior.

Apesar do setor promissor, o participante deve estar atento a todos os custos e condições do consórcio:

Vantagens

  • É possível contratar variados serviços;
  • O participante pode ser contemplado através de lance ou sorteio;
  • Tem parcelas mais acessíveis;
  • Pode optar por adquirir outro bem dentro do mesmo consórcio.

Desvantagens

  • O participante precisa ter um planejamento financeiro para que as parcelas não afetem o orçamento pessoal;
  • Paga taxa de administração, fundo de reserva e reajuste das parcelas, para não haver perda do poder de compra;
  • Pagar seguro, como o prestamista, que garante a quitação parcial ou integral das parcelas restantes em caso de falecimento, perda de emprego e inadimplência do consorciado;
  • Demora para ter acesso ao serviço, caso não seja contemplado no sorteio nem dê lances.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados