Última modificação em 28 de setembro de 2020

O que é Confiança da Indústria?

A confiança da indústria permite avaliar a situação atual e o cenário futuro da atividade industrial do nosso país. Também permite verificar a tendência atual do setor e como isso afetará o PIB nacional. 

Dois índices são analisados para verificar a confiança da indústria: o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICI) e o Índice de Confiança da Indústria (ICEI).

O primeiro é divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas e analisa dados referentes a situação atual e aos rumos futuros do setor industrial. 

Já o segundo é divulgado mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e analisa dados de pesquisas realizadas pela Sondagem Industrial e pela Sondagem da Indústria da Construção, de abrangência nacional - é justamente nesse índice que vamos nos aprofundar mais adiante.

Descomplicando a Bolsa de Valores

O que é Índice de Confiança do Empresário Industrial?

O ICEI pode ser usado para monitorar a confiança da indústria no crescimento da produção e para antecipar pontos de inflexão na atividade econômica. Também fornece informações sobre o desenvolvimento de projetos do setor com base em pesquisas sobre o volume de encomendas e do estoque de produtos acabados no setor industrial, entre outros pontos.

O ICEI é composto pela análise de dois indicadores: o Índice de Condições de Atuais e o Índice de Expectativas. Um resultado acima de 50 pontos indica que os empresários estão otimistas com relação ao futuro do país. Já valores abaixo de 50 pontos indicam que o setor está apreensivo.

Quando os empresários expressam uma maior confiança significa que é hora de investir no setor, uma vez que a indústria voltará a crescer e a contratar.

Outros indicadores econômicos que ajudam a prever as tendências de mercado

Os indicadores econômicos permitem que os investidores possam observar como a economia do país se comportará num futuro próximo e, assim, possam se preparar para adotar uma estratégia de investimento que se adapte às condições do mercado. 

Esses índices são projetados para prever mudanças na economia, no entanto, eles nem sempre são precisos - por isso os relatórios devem ser considerados em conjunto: para suprir todas as falhas e deficiências que possam surgir.

Confiança de Serviços

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) visa verificar o panorama do setor de serviços e é feita pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Banco Central do Brasil. Realizada mensalmente, o objetivo dessa pesquisa é permitir que os investidores possam descobrir as tendências do setor com base em informações prestadas por empresários e funcionários do ramo.

É obtido pela média aritmética de dois outros índices: Índice da Situação Atual (ISA-S) e Índice de Expectativas (IE-S). O primeiro analisa o Volume da Demanda Atual e a Situação Atual dos Negócios. Já o IE-S é baseado na média aritmética dos indicadores da Demanda Prevista nos três meses seguintes e na Situação dos Negócios nos seis meses seguintes. 

Confiança do consumidor 

A Confiança do Consumidor é um índice que permite que os investidores saibam quais são as expectativas do consumidor em relação às suas finanças e à situação econômica do país nos próximos meses. Obviamente ambas as perspectivas impactam de forma direta o comportamento do consumo e, consequentemente, o desempenho da indústria.

Esse índice também permite analisar a intenção dos consumidores em adquirir bens duráveis, como imóveis ou automóveis e a evolução do preços dos produtos da cesta básica. O ICC é medido a cada dois meses e a pontuação varia de 0 a 200 pontos - abaixo de 100 indica um cenário pessimista, acima de 100 diz respeito a uma percepção otimista. 

Conhecer a Confiança do Consumidor é essencial quando se deseja analisar o comportamento da economia, uma vez que um consumidor otimista tende a gastar mais, enquanto quando pessimista tende a consumir menos. 

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

IBAN

Entenda como o IBAN funciona na identificação de contas funciona e como ele é composto.

Veja outros termos