Open Nav Logo Mais Retorno

CMO

O que é CMO?

CMO é a abreviação para Chief Marketing Officer. Em português, esse cargo costuma ser chamado como Diretor de Marketing. Essa função é o topo da hierarquia da área, ficando abaixo apenas do CEO e reportando-se diretamente a ele.

Vale destacar que o departamento de marketing de uma empresa é muito mais amplo do que simplesmente pensar em formas de divulgação e propaganda da marca. Existem outras questões importantes como trabalhar o branding, traçar estratégicas de mercado e monitorar oportunidades ou ameaças ao negócio, por exemplo.

A principal função do CMO é garantir o crescimento da empresa trabalhando esses e outros aspectos diretamente ligados ao departamento de marketing.


O que faz um CMO?

 

Para que você entenda melhor a função de um Diretor de Marketing, vamos agora abordar algumas das suas principais funções e atribuições.

Em primeiro lugar, claro, está sim a venda de produtos e serviços. Essa é uma das formas da área colaborar com o objetivo máximo de fazer a empresa crescer. No entanto, esse não é um fator isolado: é preciso também se preocupar com a cultura organizacional e, principalmente, com a mensagem que a empresa deseja transmitir na sua comunicação.

Além disso, esse profissional precisa estar atento a tudo que acontece pelo mundo. Em tempos de globalização e redes sociais, é necessário ter amplo domínio de tendência e novidades do mercado de atuação.

Por essa visão mais ampla, o CMO é sempre responsável também pelo direcionamento estratégico da organização. Ele, afinal, está em contato com todas as partes envolvidas do negócio — dos investidores e acionistas, passando pela equipe interna e chegando até o cliente final.

Ou seja, o Diretor de Marketing centraliza todas as questões mais importantes da área de marketing e faz o reporte ao CEO. Desta forma, sua atuação é tanto focada no aspecto comercial, como também no institucional da empresa.

Quais as características desejáveis de um CMO?

Por ser um cargo estratégico, um CMO precisa de algumas competências e características específicas. Podemos dividir essas exigências em dois grupos: as suas qualificações técnicas e as suas habilidades desejáveis.

As qualificações técnicas de um CMO

Por qualificação, entenda requisitos técnicos e obrigatórios para o cargo. É o caso, por exemplo, de ser um profissional da área de marketing ou ao menos ter boa parte da carreira no setor. É preciso, afinal, ter experiência comprovada para apresentar bons resultados nas tomadas de decisão.

Além disso, as empresas costumam cobrar ainda algum tipo de especialização, comprovando a capacitação técnica especializada. Em tempos de mídias sociais, conhecer profundamente o Marketing Digital e suas vertentes é fundamental.

Por fim, um CMO costuma aparecer em grandes empresas. E, nesse caso, o inglês fluente acaba sendo obrigatório na maior parte das vezes, especialmente no caso de multinacionais.

As habilidades desejáveis de um CMO

Falando agora sobre habilidades, um Diretor de Marketing ocupa um cargo estratégico e de liderança. Portanto, ter características de um líder como boa comunicação, capacidade analítica, desenvolvimento de pessoas e transmissão de inspiração a um time são essenciais.

Ademais, esse é um cargo que exige a habilidade de analisar dados de diferentes áreas e tomar decisão. Ainda vale ressaltar a intuição criativa como outra habilidade desejável de um CMO.

Qual a importância de um CMO para uma empresa?

Como você viu ao longo do texto, o Diretor de Marketing ocupa uma função muito importante dentro de uma empresa. Ele reúne atividades que refletem diretamente no resultado comercial da empresa, assim como a imagem que a empresa transmite aos clientes e ao mercado.

Assim, é extremamente importante que esse cargo seja ocupado por um profissional preparado e capacitado para liderar o time de marketing e gerenciar as funções vitais do departamento como fidelizar clientes, gerenciar campanhas, formar um bom time e aumentar a receita das empresas.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados