O que é CIO - Chief Information Officer?

Certamente, um dos maiores objetivos de qualquer profissional na área de Tecnologia da Informação (TI) é se tornar um CIO - Chief Information Officer. A tradução literal deste termo é Diretor de Informações, logo, podemos entender que um CIO é responsável por todo o setor de TI de uma empresa.

Dentro do setor de TI, podem existir diversos profissionais, cada um com uma função diferente. 

Algumas áreas, por exemplo, são relativas ao cuidado do banco de dados, programações, suporte técnico, segurança da informação, gerenciamento de projetos, testes, ciência de dados, entre outras. O CIO é a pessoa responsável por gerenciar todas essas áreas do setor, bem como os demais profissionais envolvidos.

Normalmente, o comitê executivo de uma grande companhia é composto por um diretor-executivo (CEO), um diretor financeiro (CFO), um diretor de operações (COO), pelo diretor da tecnologia (CTO) e, é claro, pelo CIO.


Qual é o papel fundamental de um CIO - Chief Information Officer?

Em realidade, um CIO possui mais do que um único papel fundamental.

Para gerenciar com excelência o setor de TI da empresa, existem algumas atribuições, que se colocadas em prática, podem resultar no aprimoramento do cargo em questão.

A primeira coisa a ser feita, é observar e saber detectar os talentos de cada funcionário que o CIO possuir sob sua supervisão!

Isso é importante porque, se o Chief Information Officer possuir as pessoas certas, desempenhando funções de acordo com os próprios talentos naturais, sua equipe o ajudará muito na formulação de estratégias, a possuir visões macro e micro da empresa, no desenvolvimento de projetos, entre outras consequências vantajosas.

Se o CIO não possui as pessoas certas, desempenhando os papeis certos de acordo com cada perfil, não haverá então, uma estrutura boa o bastante para instrumentá-la e obter sucesso. 

Como diria o escritor e consultor americano, James C. Collins, no livro "Feitas Para Durar": "Primeiro coloque as pessoas certas dentro do ônibus. Depois encontre os assentos certos para as pessoas certas”. Faz sentido para você?

A segunda coisa, é estabelecer uma forte rede de relacionamentos, tanto com a própria equipe como para além dela, nos demais setores da empresa.

Atualmente, existe uma facilidade de comunicação muito grande, através de e-mails, telefonemas, ou qualquer que seja o meio. 

Entretanto, a falta de ligação real com sua equipe, e todas as outras, pode fazer com que o CIO perca a oportunidade de lidar com pessoas que podem alimenta-lo com boas ideias ou sugestões, além de serem honestas sobre os problemas de seu setor ou gestão.

Portanto, quanto mais próximo e engajado com as pessoas abaixo ou acima de seu cargo, maior será a conexão estabelecida e consequentemente, a confiança depositada sobre o trabalho das equipes como um todo. 

Percebe como um papel complementa o outro? Não são atribuições totalmente distintas entre si. Um CIO de sucesso certamente se atenta a essas práticas, aparentemente simples, mas com poder de eficácia comprovado por grandes companhias.

CIO - Chief Information Officer no mundo dos negócios!

De fato, um CIO é o profissional que gerencia o setor de TI de uma empresa. Até aqui, tudo certo.

Porém, mais do que isso, um Chief Information Officer pode – e deve – estar atrelado as negociações realizadas pela companhia.

O setor de TI não deve atuar de maneira isolada. Sendo assim, o CIO pode se fazer presente também nas áreas comercial, logística, financeira ou demais departamentos, a fim de compartilhar ideias e projetos benéficos a toda empresa.

O CIO da rede hospitalar São Camilo, afirma que este espaço no comitê executivo de uma companhia, deve ser conquistado de acordo com a capacidade do profissional em “falar na mesma língua” em que os negociadores da empresa conversam! 

Ou seja, o Chief Information Officer deve demonstrar que a Tecnologia da Informação também trabalha em prol da lucratividade e do sucesso corporativo. 

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Patrimônio Líquido

O que é Patrimônio Líquido? O Patrimônio Líquido é mais um grupo que faz parte do Balancete e do Balanço Patrimonial das empresas. Esse grupo, em…

Veja outros termos