Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

CIO – Chief Information Officer

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/07/2020 às 18:46 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é CIO - Chief Information Officer?

Certamente, um dos maiores objetivos de qualquer profissional na área de Tecnologia da Informação (TI) é se tornar um CIO - Chief Information Officer. A tradução literal deste termo é Diretor de Informações, logo, podemos entender que um CIO é responsável por todo o setor de TI de uma empresa.

Dentro do setor de TI, podem existir diversos profissionais, cada um com uma função diferente. 

Algumas áreas, por exemplo, são relativas ao cuidado do banco de dados, programações, suporte técnico, segurança da informação, gerenciamento de projetos, testes, ciência de dados, entre outras. O CIO é a pessoa responsável por gerenciar todas essas áreas do setor, bem como os demais profissionais envolvidos.

Normalmente, o comitê executivo de uma grande companhia é composto por um diretor-executivo (CEO), um diretor financeiro (CFO), um diretor de operações (COO), pelo diretor da tecnologia (CTO) e, é claro, pelo CIO.

Qual é o papel fundamental de um CIO - Chief Information Officer?

Em realidade, um CIO possui mais do que um único papel fundamental.

Para gerenciar com excelência o setor de TI da empresa, existem algumas atribuições, que se colocadas em prática, podem resultar no aprimoramento do cargo em questão.

A primeira coisa a ser feita, é observar e saber detectar os talentos de cada funcionário que o CIO possuir sob sua supervisão!

Isso é importante porque, se o Chief Information Officer possuir as pessoas certas, desempenhando funções de acordo com os próprios talentos naturais, sua equipe o ajudará muito na formulação de estratégias, a possuir visões macro e micro da empresa, no desenvolvimento de projetos, entre outras consequências vantajosas.

Se o CIO não possui as pessoas certas, desempenhando os papeis certos de acordo com cada perfil, não haverá então, uma estrutura boa o bastante para instrumentá-la e obter sucesso. 

Como diria o escritor e consultor americano, James C. Collins, no livro "Feitas Para Durar": "Primeiro coloque as pessoas certas dentro do ônibus. Depois encontre os assentos certos para as pessoas certas”. Faz sentido para você?

A segunda coisa, é estabelecer uma forte rede de relacionamentos, tanto com a própria equipe como para além dela, nos demais setores da empresa.

Atualmente, existe uma facilidade de comunicação muito grande, através de e-mails, telefonemas, ou qualquer que seja o meio. 

Entretanto, a falta de ligação real com sua equipe, e todas as outras, pode fazer com que o CIO perca a oportunidade de lidar com pessoas que podem alimenta-lo com boas ideias ou sugestões, além de serem honestas sobre os problemas de seu setor ou gestão.

Portanto, quanto mais próximo e engajado com as pessoas abaixo ou acima de seu cargo, maior será a conexão estabelecida e consequentemente, a confiança depositada sobre o trabalho das equipes como um todo. 

Percebe como um papel complementa o outro? Não são atribuições totalmente distintas entre si. Um CIO de sucesso certamente se atenta a essas práticas, aparentemente simples, mas com poder de eficácia comprovado por grandes companhias.

CIO - Chief Information Officer no mundo dos negócios!

De fato, um CIO é o profissional que gerencia o setor de TI de uma empresa. Até aqui, tudo certo.

Porém, mais do que isso, um Chief Information Officer pode – e deve – estar atrelado as negociações realizadas pela companhia.

O setor de TI não deve atuar de maneira isolada. Sendo assim, o CIO pode se fazer presente também nas áreas comercial, logística, financeira ou demais departamentos, a fim de compartilhar ideias e projetos benéficos a toda empresa.

O CIO da rede hospitalar São Camilo, afirma que este espaço no comitê executivo de uma companhia, deve ser conquistado de acordo com a capacidade do profissional em “falar na mesma língua” em que os negociadores da empresa conversam! 

Ou seja, o Chief Information Officer deve demonstrar que a Tecnologia da Informação também trabalha em prol da lucratividade e do sucesso corporativo. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados