Open Nav Logo Mais Retorno

Chairman

O que é Chairman?

Quando você olha para a palavra Chairman, em inglês, a associação rápida é traduzi-la para "homem da cadeira" ou algo do tipo. Em português, esse é o termo que corresponde ao cargo de Presidente do Conselho de Administração.

Pela sua função no topo da hierarquia de um negócio, é natural também que ele seja confundido com o cargo de presidente ou de CEO de uma organização. No entanto, como você verá ao longo do texto, existem diferenças de função e de atuação entre eles.


O que é o Conselho de Administração de uma empresa?

 

Se o Chairman é o Presidente do Conselho de Administração, cabe uma explicação sobre o que exatamente ele comanda, caso você não ter tanta intimidade assim como essas estruturas organizacionais de grande porte.

Um Conselho Administrativo é composto por um grupo de pessoas cujo objetivo é supervisionar e acompanhar as atividades de uma empresa, garantindo assim que elas estejam de acordo com a estratégia.

A sua participação dentro do negócio é ativa e envolve tomadas de decisão dentro do modelo estratégico definido para a organização. Além disso, também é responsável por maximizar o valor da empresa para os sócios e fiscalizar os relatórios de contas.

Trata-se, portanto, de uma forma que uma organização tem de manter o equilíbrio e fazer a ligação entre os seus sócios e o trabalho do CEO. Este último, aliás, precisa se reportar periodicamente ao Conselho de Administração cujo grande líder, afinal, é o Chairman.

Chairman x CEO: qual é a diferença?

Neste momento, é possível que você esteja se questionando sobre as diferenças existentes entre o trabalho de um Chairman e de um CEO. Essa é uma dúvida bem comum de quem começa a entender a hierarquia organizacional e vamos entender mais sobre isso neste tópico.

Em primeiro lugar, é preciso entender que o CEO não é, necessariamente, o presidente de uma empresa. Existem organizações que possuem apenas o CEO, é verdade, assim como outras cuja sua presença é inexistente (sendo liderada pelo próprio presidente).

Contudo, como funciona quando uma empresa tem os dois papéis? Isto é, ela possui um ou mais presidentes e, mesmo assim, opta por ter um CEO para gerenciar o negócio e cuidar do seu planejamento estratégico. Não podem surgir conflitos de interesse entre as duas partes?

A resposta é sim. E é justamente por isso que é preciso ter uma maneira de lidar com esses conflitos — que é justamente a participação do Conselho de Administração. E esses conselheiros são liderados por uma pessoa chamada de Chairman.

Qual é a função do Chairman em relação ao CEO?

Em suma, portanto, o Chairman irá zelar pelos interesses dos sócios e acionistas da organização. Desta forma, cabe a ele a responsabilidade de orientação, fiscalização e intermediação entre investidores e o CEO.

Por sua vez, o CEO é quem vai trabalhar na gestão do negócio em si para garantir que a estratégia seja executada e os resultados entreguem valor aos acionistas e sócios. Pode-se dizer que é ele quem irá cuidar da parte prática.

Ou seja, de certa forma o CEO está abaixo do Chairman dentro da hierarquia organizacional, inclusive tendo a necessidade de se reportar a ele.

Qual é a importância de um Chairman?

Como você viu ao longo deste texto, o Chairman tem uma importante função dentro de um negócio que é fazer a ponte entre os seus investidores e o CEO. Essa é uma ação extremamente importante em grandes organizações, onde os conflitos de ideias e interesses tendem a aparecer.

Além disso, quando apresentam sinergia, Chairman e CEO podem contribuir para o crescimento da empresa como um todo. É preciso que o primeiro contribua com ideias e acertos na escolha dos projetos, enquanto que o segundo respeite essas decisões e faça um bom gerenciamento.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados