Open Nav Logo Mais Retorno

Ceteris Paribus

Avalie este post

O que é o Ceteris Paribus?

Ceteris Paribus, também conhecido como Coeteris Paribus é um conceito da Economia, que traduzido para o português significa, “todo o mais constante”.

Dessa maneira, o Ceteris Paribus se torna um conceito bastante importante, pois alguns estudos que contém uma infinidade bastante grande de variáveis podem ser simplificados.

Em outras palavras, você mantém algumas variáveis constantes, enquanto mexe em outras para identificar o impacto delas sobre o todo.

Vamos imaginar que você esteja fazendo um suco de abacaxi com laranja, sendo que para fazer esse suco são necessários 4 ingredientes, água, abacaxi, laranja e açúcar.

Nesse sentido, para você melhorar o suco irá mexer nas variáveis abacaxi e laranja, deixando as variáveis água e açúcar inalteradas e, para chegar ao sabor ideal, você diminui o abacaxi e aumenta a laranja ou vice-versa. Essa é a lógica do Ceteris Paribus.


Ceteris Paribus na Macroeconomia

Um dos conceitos mais conhecidos na macroeconomia, inclusive por pessoas que nunca estudaram economia é a lei da oferta e procura.

Aplicando o Ceteris Paribus à esse conceito podemos afirmar que um aumento na quantidade da demanda irá consequentemente provocar aumento no preço dos produtos.

Repare que nesse caso, foi isolada qualquer outra variável que pudesse impactar sobre a produção, o que facilita a análise do economista.

Um outro exemplo de conceito macroeconômico que podemos listar é o aumento da taxa básica de juros, como por exemplo: se a taxa de juros da economia aumenta, a demanda por empréstimos diminui.

Entretanto, se a confiança do empresário for alta, mesmo com a taxa básica aumentando ele poderá decidir pela tomada de empréstimos. Mas, como nesse caso assumiu-se o Ceteris Paribus, esse fator confiança seria considerado constante (ou desconsiderado) para essa análise, ou seja, essa variável não influenciaria a análise final.

A importância do Ceteris Paribus

O Ceteris Paribus se tornou um dos fundamentos mais importantes da Economia, pois através dele é possível avaliar o impacto de uma variável em detrimento de outras.

Conforme explicado no começo desse texto no exemplo da oferta e procura ou da taxa de juros em detrimento da demanda de empréstimos.

Repare que na economia temos tantas variáveis, que seria praticamente impossível criar análises fundamentadas sem a aplicação desse conceito.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Avalie este post
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão