O que é o CEI (Canal Eletrônico do Investidor)?

O CEI (Canal Eletrônico do Investidor) é uma plataforma digital criada pela empresa B3, a Bolsa de Valores brasileira, com o objetivo de permitir ao investidor visualizar e consultar informações acerca de seus próprios investimentos.


Qual é a importância do CEI (Canal Eletrônico do Investidor)?

Basicamente, essa plataforma garante certa segurança ao investidor, pelo fato de reunir informações oficiais como transferências, rendimentos, saldos, reembolsos, liquidez, extratos, entre outros. Ou seja, o CEI é uma ferramenta de controle à disposição do público.

Vale esclarecer que só aparecem no CEI as movimentações que que foram processadas pela B3. 

Aliás, você conhece a B3?

CEI (Canal Eletrônico do Investidor) e a Bolsa de Valores brasileira

A Bolsa de Valores brasileira - ou B3 - nasceu a partir da fusão de 3 empresas.

Há muitos anos atrás, existiam as empresas Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). Em maio de 2008, as duas se uniram e deram origem à instituição que muitos conhecem como BM&FBovespa.

Paralelamente a isso, existia também a chamada Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos), que oferecia serviços como o registro, custódia e liquidação de ativos e títulos, atuando como central depositária.

No ano de 2017, a BMFBovespa se fundiu à Cetip, dando origem à B3.

A B3 funciona como um ambiente de negociação de ativos e títulos financeiros, como ações, derivativos e contratos futuros. A Bolsa de Valores nada mais é do que um espaço físico e virtual de circulação (guarda, negociação etc.) de ativos, realizando um trabalho ao mercado financeiro.

A partir da modernização global, a plataforma CEI foi criada com o intuito de facilitar ainda mais o acesso às informações de interesse do investidor que realiza movimentações através da B3.

Como o CEI (Canal Eletrônico do Investidor) pode ser acessado?

Por ser uma plataforma digital, ela deve ser acessado através pelo endereço eletrônico. É necessário logar no site com um número de CNPJ, ou CPF, e uma senha.

O CEI (Canal Eletrônico do Investidor) pode ser acessado por qualquer pessoa?

Conforme dito anteriormente, o CEI é um canal da B3 que permite a consulta e visualização de informações sobre investimentos já realizados, portanto, é exclusivo para investidores.

O CEI é um canal voltado para pessoas que investem capital na compra dos mais variados títulos disponíveis no mercado financeiro, e o acesso, normalmente, é disponibilizado pela própria plataforma através de uma carta com informações necessárias para uma primeira integração.

Isso significa que, se você investe na compra de algum título da Bolsa de Valores, logo uma carta com uma senha inicial chegará ao seu endereço, para que você possa acessar o canal eletrônico do investidor pela primeira vez. Após isso, você poderá alterar essa senha sem nenhum problema.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Agente superavitário

O que são agentes superavitários? Agente superavitário é um termo comumente usado ao se explicar como o sistema financeiro basicamente funciona, com o dinheiro saindo das…

Veja outros termos