Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

CEI (Canal Eletrônico do Investidor)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/08/2020 às 18:31 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o CEI (Canal Eletrônico do Investidor)?

O CEI (Canal Eletrônico do Investidor) é uma plataforma digital criada pela empresa B3, a Bolsa de Valores brasileira, com o objetivo de permitir ao investidor visualizar e consultar informações acerca de seus próprios investimentos.

Qual é a importância do CEI (Canal Eletrônico do Investidor)?

Basicamente, essa plataforma garante certa segurança ao investidor, pelo fato de reunir informações oficiais como transferências, rendimentos, saldos, reembolsos, liquidez, extratos, entre outros. Ou seja, o CEI é uma ferramenta de controle à disposição do público.

Vale esclarecer que só aparecem no CEI as movimentações que que foram processadas pela B3. 

Aliás, você conhece a B3?

CEI (Canal Eletrônico do Investidor) e a Bolsa de Valores brasileira

A Bolsa de Valores brasileira - ou B3 - nasceu a partir da fusão de 3 empresas.

Há muitos anos atrás, existiam as empresas Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). Em maio de 2008, as duas se uniram e deram origem à instituição que muitos conhecem como BM&FBovespa.

Paralelamente a isso, existia também a chamada Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos), que oferecia serviços como o registro, custódia e liquidação de ativos e títulos, atuando como central depositária.

No ano de 2017, a BMFBovespa se fundiu à Cetip, dando origem à B3.

A B3 funciona como um ambiente de negociação de ativos e títulos financeiros, como ações, derivativos e contratos futuros. A Bolsa de Valores nada mais é do que um espaço físico e virtual de circulação (guarda, negociação etc.) de ativos, realizando um trabalho ao mercado financeiro.

A partir da modernização global, a plataforma CEI foi criada com o intuito de facilitar ainda mais o acesso às informações de interesse do investidor que realiza movimentações através da B3.

Como o CEI (Canal Eletrônico do Investidor) pode ser acessado?

Por ser uma plataforma digital, ela deve ser acessado através pelo endereço eletrônico. É necessário logar no site com um número de CNPJ, ou CPF, e uma senha.

O CEI (Canal Eletrônico do Investidor) pode ser acessado por qualquer pessoa?

Conforme dito anteriormente, o CEI é um canal da B3 que permite a consulta e visualização de informações sobre investimentos já realizados, portanto, é exclusivo para investidores.

O CEI é um canal voltado para pessoas que investem capital na compra dos mais variados títulos disponíveis no mercado financeiro, e o acesso, normalmente, é disponibilizado pela própria plataforma através de uma carta com informações necessárias para uma primeira integração.

Isso significa que, se você investe na compra de algum título da Bolsa de Valores, logo uma carta com uma senha inicial chegará ao seu endereço, para que você possa acessar o canal eletrônico do investidor pela primeira vez. Após isso, você poderá alterar essa senha sem nenhum problema.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados