O que é Cashback?

O Cashback é um sistema em que um usuário pode receber uma porcentagem das suas compras de volta, em dinheiro. Esse sistema pode funcionar tanto por meio de bancos que ofereçam o benefício, com as transações realizadas diretamente em cartões de crédito e débito, ou com plataformas de cashback.

No caso dos cartões de crédito e débito, o usuário receberá de volta uma pequena porcentagem do valor gasto em cada compra realizada com o cartão. Já nas plataformas, o usuário deve, primeiramente, realizar seu cadastro e o valor só será estornado referente às compras realizadas em lojas parceiras.


Como funciona o Cashback?

 

Como consequência dos programas gerais de recompensa oferecidos pelos emissores de cartões de crédito, os programas de cashback datam dos anos 90. Mas eles se tornaram onipresentes no século XXI, com o advento das fintechs e dos bancos digitais.

O cashback oferece benefícios para os dois lados. É um incentivo para os clientes fazerem mais compras em determinados estabelecimentos ou usarem mais seus cartões, ao mesmo tempo que permite a eles receber de volta parte do valor gasto.

Diferentemente dos pontos de recompensa tradicionais, que podem ser usados ​​apenas para comprar bens ou serviços oferecidos pelo emissor do cartão, as recompensas em cashback permitem, como o nome em inglês indica, receber dinheiro de volta.

As porcentagens de recompensa em dinheiro geralmente variam de 0,5% a 2% de uma transação, mas algumas podem ir até 3%. Algumas transações também oferecem recompensas duplas por meio de parcerias com comerciantes: as compras em dado estabelecimento ganham mais do que as compras em outros lugares.

De fato, existem vários níveis de reembolso, dependendo do tipo de compra ou do nível da transação. Muitas vezes, uma promoção especial pode estar em vigor por três meses, durante os quais os gastos em uma categoria específica — restaurantes ou lojas de departamento — ganham uma porcentagem reembolsada mais alta durante esse período.

Como pedir o dinheiro de volta

Normalmente, o titular do cartão deve atingir um determinado valor para se qualificar para o cashback; em geral, o valor é baixo, mas varia de empresa para empresa. Algumas empresas de cartão também permitem que as recompensas em dinheiro sejam usadas em compras específicas, incluindo viagens de uber, eletrônicos ou passagens aéreas.

O valor estornado também pode ser apresentado ao portador do cartão na fatura mensal do cartão de crédito, podendo ser aplicados às compras nesse extrato, para ajudar a pagá-lo. Outra forma de receber o valor é com bônus em reais para compras futuras.

Ou, ainda, os consumidores podem receber a recompensa diretamente, depositada em uma conta corrente vinculada. Para isso, o saque deve ser solicitado junto ao responsável, seja o emissor do cartão ou a plataforma de cashback, respeitando-se os valores mínimos de pedido.

 

Termo do dia

Risco Sistemático

O que é Risco Sistemático Risco Sistemático, ou risco de mercado, é o risco ao qual não apenas um ou outro ativo, mas todo o sistema…