Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Carteira Administrada

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/07/2020 às 17:38 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Carteira Administrada?

Já imaginou ter todo seu portfólio de investimentos administrado por alguém além de si mesmo, como uma instituição financeira, por exemplo? Pois bem, carteira administrada se trata disso!

Quando você começa a entender um pouco mais sobre esse aspecto do mercado financeiro e, consequentemente, busca aplicar seu dinheiro de maneira mais assertiva, pode desenvolver uma carteira de investimentos sem muitas dificuldades.

Essa "carteira" representa o acoplamento das aplicações que você possui de maneira simultânea, seja em ativos de renda fixa ou variável.

Como funciona a Carteira Administrada?

Ao contratar o serviço de alguma instituição financeira especializada em gestão de carteiras, você deposita toda sua confiança na administração dos profissionais responsáveis por esse segmento.

Esses gestores, por sua vez, terão a responsabilidade de realizar toda e qualquer espécie de movimentação financeira, desde aplicações até possíveis resgates, em nome do cliente.

Os tipos de investimentos que compõe a carteira também serão determinados por esse profissional, pois, acima de tudo, ele possui a responsabilidade de entender o perfil do cliente e distribuir os investimentos de acordo com cada objetivo específico!

Aliás, você já ouviu falar em suitability? Temos um artigo especifico sobre esse assunto, e você pode ficar a vontade para dar uma olhada posteriormente!

De maneira resumida, suitability representa um tipo de ferramenta utilizada por gestores de carteira administrada, a fim de obterem uma melhor definição sobre os perfis de cada cliente.

Isso acontece através de um questionário, aplicado diretamente entre consultor e investidor. As perguntas costumam ser sobre os objetivos, situação financeira atual, nível de conhecimento, preferência quanto ao horizonte de investimento, postura frente aos riscos, entre muitas coisas.

Com isso, o gestor consegue chegar a uma definição de perfil: conservador, moderado, arrojado e agressivo. Uma vez que haja essa definição, saberá exatamente como administrar a carteira do investidor.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), inclusive, determinou na Instrução Nº 539/2013, o seguinte artigo sobre a obrigatoriedade de tais abrangências:

Art. 1º - As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição e os consultores de valores mobiliários não podem recomendar produtos, realizar operações ou prestar serviços sem que verifiquem sua adequação ao perfil do cliente.

Além disso, na mesma instrução também há um artigo que cita, especificamente, quais são as obrigações a serem cumpridas pela instituição financeira contratada. Veja:

  1. Estabelecer regras e procedimentos escritos, bem como controles internos passíveis de verificação;
  2. Adotar políticas internas específicas relacionadas à recomendação de produtos complexos;
  3. Indicar um diretor estatutário responsável pelo cumprimento das normas estabelecidas por esta instrução. 

Qual a vantagem em possuir uma Carteira Administrada?

A principal vantagem de possuir uma carteira administrada está, certamente, na comodidade proporcionada ao investidor. 

Você simplesmente entra com o dinheiro, enquanto a instituição financeira faz todo o trabalho de distribuição entre o portfólio de fundos! Parece ótimo, não é?

Esse recurso é recomendado para pessoas que não possuem tanta informação sobre o mercado financeiro, a ponto de entender a diferença entre os possíveis fundos de investimento e seus benefícios, mas que ainda assim gostariam de aplicar sua renda.

Qual a desvantagem em possuir uma Carteira Administrada?

Por mais agradável que seja, todo serviço tem um preço. Portanto, pegar uma determinada instituição financeira deve ser uma ação considerada nas planilhas de gastos mensais.

Muitas pessoas que gostam do assunto, decidem estudar e se aprofundar sobre o mercado financeiro, a fim de não terem sua carteira administrada por ninguém mais além de si mesmas.

Perceba que não há uma alterativa certa ou errada. Contratar o serviço de um gestor especialista, ou não, deve ser uma decisão tomada de acordo com a realidade pessoal de cada um.

Tudo vai depender do nível de conhecimento sobre fundos de investimento, tempo para estudo, habilidade, gosto pelo mercado financeiro, reconhecimento dos próprios objetivos e perfis... Enfim, uma série de elementos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados