Última modificação em 11 de novembro de 2020

O que é capitalização de mercado?

A capitalização de mercado, também chamada de Market Cap, é o valor total das ações de uma empresa que estão em circulação em um determinado momento. O seu cálculo pode ser feito ao multiplicar o número de todas as ações pelo preço de cada uma delas.

Essa métrica é, geralmente, utilizada para determinar o tamanho de uma empresa, uma vez que é bem fácil de ser calculada e é bastante aceita como referência por todos os setores. Outras informações que a capitalização de mercado oferece incluem a volatilidade de uma empresa, além de seu potencial e riscos de crescimento. Por esse motivo, é bastante usada para avaliar o perfil de investimento de um negócio de forma rápida.

Como o preço de uma ação muda praticamente a cada dia, o cálculo da capitalização de mercado é simplesmente uma visão geral do seu valor somente no momento em que o cálculo é feito. É muito provável, então, que uma empresa em crescimento tenha uma forte valorização no preço de suas ações, o que pode elevar seu Market Cap.

Quais são os níveis de capitalização de mercado?

De uma forma bastante ampla, as empresas podem ser divididas em 3 grandes grupos. Essa divisão acontece de acordo com a capitalização de cada uma e o primeiro grupo é o Blue Chips. Nele, estão as empresas mais líquidas e as que têm maior valor de mercado na bolsa de valores.

O segundo grupo é chamado de Middle Caps, em que estão as empresas com valor de mercado intermediário. Esse grupo de negócios tem um nível de liquidez bastante adequado para a maioria dos investidores — especialmente para os pequenos, já que negociam um valor diário bem menor.

Por fim, estão as Small Caps. Esse conjunto é formado pelas empresas de baixo valor de mercado — se forem comparadas aos negócios que fazem parte dos outros grupos. Elas estão agrupadas nessa posição porque costumam apresentar uma liquidez um pouco mais reduzida.

Como calcular a capitalização de mercado?

Para fazer o cálculo da capitalização de mercado de uma empresa, como dito anteriormente, é preciso multiplicar o número de ações que o negócio tem no exato momento do cálculo pelo seu valor negociado no mercado. Para exemplificar, vamos supor que uma companhia tenha 1 milhão de ações.

Agora, leve em consideração que cada uma dessas ações tem o valor de R$ 100. Assim, se um investidor quiser comprar todas as ações dessa empresa, deveria desembolsar um total de R$ 100 milhões. Aqui, o conceito da capitalização de mercado é muito importante, pois é ela que dá a noção do tamanho do negócio que está sendo analisado.

É preciso notar, porém, que o número de ações pode — e vai — variar de acordo com cada negócio. Ao passo em que uma empresa disponha de 1 milhão de ações, outra pode ter 50 milhões, uma terceira pode ter 100 milhões e assim por diante. É preciso se atentar para essa realidade e também entender que pode haver desdobramentos dessas mesmas ações, o que pode fazer diferença no valor de mercado final.

Quais são os maiores equívocos sobre a capitalização de mercado?

Embora seja utilizada com frequência para descrever uma empresa, a capitalização de mercado não mede apenas o valor patrimonial dela. Somente uma análise bastante completa sobre os fundamentos do negócio pode fazer isso. Por isso, é possível dizer que é inadequado avaliar uma empresa porque o preço de mercado no qual ela se baseia pode não refletir, necessariamente, quanto vale uma parte do negócio.

As ações são, frequentemente, supervalorizadas ou subvalorizadas pelo mercado, o que significa que o preço determina apenas o que ele está disposto a pagar por cada uma delas no momento em que a compra acontece. Embora meça o custo de compra de todas as ações de um negócio, a capitalização de mercado não determina, também, o valor que a empresa custaria para adquirir uma transação de fusão com outra.

Termo do dia

Consultoria de Investimentos

O que é a consultoria de investimentos? A consultoria de investimentos é um serviço prestado por uma pessoa ou por uma empresa com o objetivo de…

Veja outros termos