O que é Capital Intelectual?

O capital intelectual pode ser entendido como um conjunto de conhecimentos, habilidades, criatividade e atitudes que uma empresa possui, e que facilita o atingimento dos objetivos organizacionais. 

Ou seja, diferente do capital financeiro, este não é um bem tangível e tampouco palpável.

Os detentores do capital intelectual são as pessoas que trabalham em prol da organização, porque são elas que movimentam o negócio e de fato fazem tudo acontecer!

Perceba que a estrutura física da empresa, bem como seu saldo bancário, não caracterizam capital intelectual pelo fato de possuírem funções estritamente limitadas - sustentação e poder de compra, por exemplo.

Ou seja, são sim recursos essenciais, mas que sozinhos não garantem que a empresa cumpra com seus objetivos. Precisam ser administrados por pessoas e, consequentemente, baseados em um verdadeiro capital intelectual de alto valor.


Como o Capital Intelectual é estruturado dentro de uma organização?

O capital intelectual pode ser estruturado com base em 3 aspectos diferentes. São eles:

CAPITAL HUMANO 

Segundo o reitor da Escola de Estratégia Corporativa Internacional na Universidade Hitotsubashi, Hirotaka Takeuchi, o capital humano é, basicamente, a principal fonte de vantagem competitiva sustentável.

Compreende a educação, capacidade, competência e experiência que um indivíduo pode possuir e utilizar em prol da organização.

O capital humano não pode ser armazenado dentro da empresa, portanto cabe a ela saber reter e alavancar tal recurso disponível em seu negócio.

CAPITAL ESTRUTURAL

O capital estrutural é caracterizado pelos sistemas de informação, rotinas e procedimentos adotados pela empresa.

É o esqueleto da organização, pois fornece ferramentas necessárias para o desenvolvimento do serviço, como filosofias de gestão, processos e cultura da companhia. O capital estrutural influencia - e muito - no desempenho organizacional.

CAPITAL RELACIONAL

Este terceiro aspecto que compõe o capital intelectual de uma empresa, é voltando exclusivamente para a relação que a companhia tem com seus clientes e fornecedores.

O estudo do capital relacional deve estar voltado a entender como cliente pensa e se comporta, de tal forma que a empresa consiga atender aos objetivos e exigências de seu público.

Como é possível adquirir ou aprimorar o Capital Intelectual de uma empresa?

Se o capital intelectual está concentrado nos colaboradores e suas respectivas habilidades laborais, o melhor jeito de adquiri-lo é através da contratação de funcionários com conhecimentos específicos para cada área do negócio.

Entretanto, é importante atentar-se a um fator: o capital intelectual só acontece quando tais habilidades e conhecimentos são colocados em prática!

Portanto, cabe ao gestor da empresa saber identificar suas necessidades, estimular e liderar a equipe, para que os talentos individuais de cada funcionário sejam postos à prova em função das metas preestabelecidas.

Até porque, de nada adianta ter um membro na equipe organizacional que entende tudo de contabilidade e não permitir que ele exponha tais habilidades, colocando o cidadão para atuar no setor comercial. Não faz o menor sentido!

Outra maneira interessante de se adquirir capital intelectual é aprimorando ou duplicando aquilo que já se tem dentro da organização.

Por exemplo, ao invés de contratar uma pessoa com conhecimentos específicos em determinada área, é possível fazer com que o colaborador mais determinado e experiente do setor treine um indivíduo menos preparado pra função.

Ou seja, se a moça do TI trabalha muito bem e sempre gera ótimos resultados da empresa, por quê não solicitar que ela capacite alguém menos habilidoso? Isso duplica o capital intelectual da organização, sem a necessidade de "comprá-lo" do meio externo.

Qual é a influência do Capital Intelectual no mercado financeiro?

A ideia principal é notar que bens intangíveis possuem tanta influência no mercado financeiro quanto os recursos financeiros, por assim dizer.

Isso porque possuir um excelente capital intelectual proporciona melhor qualidade no serviço ou produto ofertado, gerando um melhor desempenho da empresa frente às necessidades do mercado.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Patrimônio Líquido

O que é Patrimônio Líquido? O Patrimônio Líquido é mais um grupo que faz parte do Balancete e do Balanço Patrimonial das empresas. Esse grupo, em…

Veja outros termos