Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

BVRJ

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/09/2020 às 15:43 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é BVRJ?

A BVRJ (Bolsa de Valores do Rio de Janeiro) foi uma das primeiras bolsas de valores a entrar em operação no Brasil. Sua inauguração aconteceu em 14 de julho de 1820, apenas 3 anos após o surgimento da 1ª bolsa do país, localizada em Salvador. Antes mesmo do início formal das suas operações, os negócios já eram realizados em uma espécie de pregão ao ar livre.

Toda essa atividade comercial ganhou ainda mais força com a vinda da família real para o Brasil em 1808, o que levou o país às primeiras tentativas de organização do mercado financeiro. Foi aí que, então, surgiu o conceito de Praça do Comércio, que naquela época já tinha algumas características de um pregão organizado.

Qual foi a relevância da BVRJ?

A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro funcionou por mais de 150 anos, o que demonstra a força que essa instituição teve e a importância dela na história do país. No começo das suas operações, os produtos manufaturados eram os que tinham maior participação nos pregões. Já na reta final do século XIX, os bancos tomaram esse posto. Instituições financeiras como o Banco da República e o Banco da Província de São Paulo tinhas suas ações  nessa bolsa.

Na década de 1950, a prefeitura do Rio de Janeiro começou a lançar títulos de crédito na BVRJ para conseguir financiar algumas obras, o que fez o mercado  e a bolsa crescerem bastante — principalmente depois de 1965.

Nesse ano, um fundo em que era permitido deduzir impostos de renda foi criado. A permissão era concedida somente se algum valor fosse investido no mercado de ações. Essa medida estimulou o mercado e fez com a que Bolsa do Rio ganhasse ainda mais relevância.

Como aconteceu a queda da BVRJ?

A partir de 1971, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro começou a perder importância e espaço para a Bolsa de SP. Já em 1989, perdeu o título de maior bolsa brasileira para a versão situada em São Paulo. Outro fato que contribui com a sua queda foi um escândalo financeiro nessa mesma época, que envolveu um de seus maiores investidores — o que abalou e muito a confiança na instituição.

O último grande momento da BVRJ aconteceu a partir do ano de 1995 com os leilões de privatização de empresas estatais. Ações de empresas como Usiminas, Vale do Rio Doce e Telesp foram negociadas nesse período. Já em 2002 foi quando ela, de fato, deixou de existir quando foi absorvida pela BM&F  e, logo depois, pela BM&FBovespa. Com isso, toda a negociação de ações do país ficou concentrada na atual B3.

Como seria o mercado se a BVRJ ainda existisse?

Muito se especula do que aconteceria caso a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro ainda operasse como antigamente. Uma das especulações é a de que o mercado financeiro brasileiro não estaria tão concentrado na cidade de São Paulo. Hoje, a Faria Lima, bairro paulistano, abriga a maior parte das gestoras de fundos e das corretoras do Brasil, mas no passado uma parcela importante dessas empresas se localizava na região central da cidade do Rio de Janeiro.

Muitos especialistas acreditam que se a BVRJ ainda tivesse fôlego financeiro para continuar a investir em tecnologia e fosse uma rival para a BM&FBovespa, os preços cobrados para os registros e liquidações das operações, além das negociações de ações seriam mais baixos.

Se as duas ainda competissem no mercado, a BVRJ também poderia servir de plataforma para alguma grande bolsa estrangeira desembarcar por aqui. Mesmo que se mostrassem dispostas a evitar guerras de preços, somente a possibilidade de migração de empresas de capital aberto ou investidoras de uma praça para outra já daria um poder de barganha maior aos clientes.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados