Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Buyout

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/05/2020 às 19:43 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Buyout?

Buyout é um tipo de operação de compra, na qual um investidor compra a maior parte do capital social de uma empresa e, dessa forma, passa a ser sócio controlador. Como sócio controlador, ele tem o poder de decisão nas principais questões relativas ao negócio.

Portanto, só podemos dizer que há um buyout quando o investidor compra mais de 50% da empresa; ou, caso ele já tenha uma participação minoritária, quando ele compra o suficiente para que sua participação passe a ser superior a 50% da empresa.

Como ocorre um Buyout?

A operação de buyout pode ser feita por investidores externos ou por pessoas que fazem parte da gestão da empresa. Neste último caso, falamos em management buyout ou MBO

O processo começa com a apresentação de uma oferta formal ao conselho de administração da empresa. São realizadas negociações e, então, o conselho pode recomendar, ou não, que os acionistas vendam suas ações para o comprador.

As ofertas não solicitadas podem ser hostis ou amigáveis. Elas são hostis quando passam por cima do conselho de administração, pois, de fato, não é uma exigência ter a aprovação do conselho para seguir adiante com o buyout. A decisão final da venda está sempre nas mãos dos acionistas.

O que é um Leveraged Buyout?

Leveraged Buyout, ou LBO, é a operação de buyout realizada empregando uma significativa quantia obtida por meio de empréstimos.

Em outras palavras, quem faz o LBO contrai um alto nível de dívida para obter os recursos para a operação. Esse nível pode chegar a 90% do valor total gasto na compra da participação.

Essa é uma estratégia considerada de alto risco e, portanto, só é empregada quando existe também uma perspectiva de retorno elevada.

Um ponto importante é que a empresa cuja participação foi comprada por LBO deve gerar, para esse sócio (agora controlador), no mínimo, rendimentos suficientes para pagar a dívida contraída. Do contrário, esse podemos dizer que esse investimento ousado não deu certo e trouxe prejuízos.

Por que é feito um Buyout?

Um management buyout é realizado, em geral, como uma manobra para facilitar a administração da empresa. Ele concentra o poder de decisão ainda mais nas mãos dos gestores, que passam a ser também sócios controladores.

Existem vários outros motivos para ser realizado um buyout, e eles estão geralmente ligados a questões estratégicas.

Por exemplo, se a empresa está em risco de ser comprada por um concorrente, um sócio pode optar pelo buyout para evitar que isso aconteça. 

Outro exemplo é o caso em que uma empresa de capital aberto vai voltar a ser uma empresa de capital fechado, ou seja, cujos sócios não podem negociar suas ações na bolsa.

Nesse caso, muitos acionistas que não vão fazer parte do quadro societário quando o capital fechar precisam vender seus papeis e sair. O buyout é a maneira de operacionalizar esse movimento de saída.

O buyout também pode ser adotado como estratégia de private equity.

Investidores de private equity identificam empresas com bom potencial, mas que estão apresentando baixa performance e, por isso, avaliadas negativamente. Eles realizam um buyout, assumem o controle da empresa, fazem uma reestruturação e, depois de recuperar o negócio, podem realizar um IPO.

Qual é a relação entre Buyout e concorrência?

Existem muitas relações que podem ser traçadas entre buyout e concorrência, mas uma das mais interessantes diz respeito à entrada de novos concorrentes e ao uso do buyout como estratégia para manter o domínio do mercado.

Na teoria, em mercados que estão dominados por grandes empresas, existe uma dificuldade para a entrada de novos concorrentes. É que a grande empresa tem mais fôlego para enfrentar uma guerra comercial, baixando seus preços, até fazer o novo concorrente quebrar.

No entanto, na prática, isso nem sempre é verdade. Mesmo uma grande empresa, se tiver que baixar muito seus preços por um período prolongado, sofrerá prejuízos e terá sua saúde financeira abalada.

Por isso, alguns novos concorrentes entram nos mercados, não com a intenção de vencer a guerra comercial contra as grandes empresas que já estabelecidas, mas com a expectativa de que essas empresas escolham o buyout como alternativa mais viável para manter o domínio do mercado. 

Resumindo, alguns novos concorrentes entram no mercado simplesmente esperando receber uma oferta de buyout.

A grande empresa assume o controle e elimina o concorrente sem prejudicar sua saúde financeira. Enquanto isso, os (agora ex-) sócios do novo concorrente lucram consideravelmente com a venda da sua participação e podem partir para um novo empreendimento.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados