Open Nav Logo Mais Retorno

Budget

O que é Budget?

O Budget ou orçamento, é uma forma de levantar as receitas e despesas de uma pessoa (jurídica ou física) dentro de um determinado período.

Isso serve tanto para empresas como governos e até pessoas trabalham com o conceito de budget em suas administrações.

Empresas possuem um budget para conseguir determinar quais são os pontos que ela deve ficar mais atenta e auxiliar em seu planejamento estratégico.

Governos fazem as estimativas de budget para determinar se haverá aumento de impostos ou corte nas despesas, de forma que o resultado final fique dentro das previsões do mercado e do próprio governo.

Com relação ao budget de uma pessoa individual, o orçamento é colocado em prática com o intuito de controlar as suas despesas respeitando sua renda, evitando que se gaste mais do que o arrecadado.

Manter um budget atualizado auxilia as pessoas a não precisarem recorrer a endividamentos em casos de necessidade. Com um bom planejamento orçamentário, é possível iniciar a construção de uma reserva de emergência ou investimentos de longo prazo.


Compreendendo o Budget

No budget devem ser colocadas as previsões de receitas e despesas para um determinado período.

Quando tratamos de países, o orçamento quase sempre é levantado no período de um ano.

Portanto, nesse budget temos diversos itens como impostos, pagamento dos juros da dívida, investimentos em diversos segmentos, custo da manutenção da máquina pública e assim por diante.

Realizando a soma das receitas e a subtração dos valores das despesas, temos o resultado final do budget.

Tanto na administração pública como na privada, o budget é uma das mais importantes ferramentas de gestão.

Com o budget os gestores podem identificar de forma antecipada uma necessidade de receitas maiores ou despesas menores.

Ou seja, antes que a administração possa ser conduzida ao longo de um ano, os gestores com o budget em mãos, poderão executar “correções” em certos pontos que não estejam gerando bons resultados.

Budget Fixo ou Budget Flexível?

Dentro das formas de trabalhar com o Budget, podemos contar com duas vertentes:

  • O Static Budget ou Orçamento Fixo;
  • O Flexible Budget ou Orçamento Flexível.

O orçamento fixo, como o próprio nome já diz, é elaborado e não sofre mais alterações até o encerramento do período.

Portanto, não existem correções e tampouco adições sobre as expectativas orçamentárias para o período.

Vale destacar que durante o período de elaboração do orçamento, ou seja, no momento de colocar os valores de receitas e despesas, avaliar as condições do orçamento para aí então, tomar as decisões, as alterações são liberadas.

Após esse momento de construção, quando o orçamento estiver concluído, o Static Budget é colocado em prática e seguido à risca pela gestão, sem haver alterações sobre o mesmo.

Com relação ao Flexible Budget, ou orçamento flexível, ao longo do seu período de vigência, ele pode sofrer alterações. Complementos e eventuais correções no orçamento podem ocorrer.

Contar com um orçamento flexível pode ser algo interessante para uma empresa, principalmente se ela obteve ao longo do período muitos números diferentes das previsões realizadas na elaboração do budget.

Por exemplo, suponha que uma empresa tenha alcançado o faturamento total do ano, 5 meses antes do mesmo período terminar. Esse aumento das receitas, pode influenciar no aumento do resultado líquido da firma.

Uma distribuição de lucros maior para os sócios pode ser inserida no orçamento ou, quem sabe, até a aplicação de investimentos na firma podem ser incluídos no orçamento antes mesmo do ano terminar.

Tudo isso pode dar mais agilidade para a empresa prospectar novos clientes e até corrigir eventuais problemas que não poderiam ser previstos no momento da elaboração do orçamento.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão