Open Nav Logo Mais Retorno

Brexit

O que é Brexit

Bretix é o nome dado à saída do Reino Unido da União Europeia, sendo que o termo em si é a união das palavras British, que significa britânico, ou seja, quem vive no Reino Unido, e a palavra exit, que tem tradução de saída. Ou seja, saída britânica.

Embora o termo Bretix tenha se tornado mais comum nos últimos anos, a saída do Reino Unido da União Europeia é um desejo de muitas pessoas que vivem naquele país. Há também partidos políticos e grupos de interesse que tem esse objetivo, desde 1973.

Esse ano marca o momento em que o Reino Unido entrou no bloco, mostrando que há pessoas que nunca concordaram com a entrada na União Europeia. Uma curiosidade é que o termo Brexit é semelhante à expressão Grexit.

Vale lembrar que Grexit se refere à possível saída da Grécia da zona do euro, desejo que se mostrou mais forte em 2012, quando surgiu o termo. De lá para cá, outros países que almejaram a mesma saída cunharam termos semelhantes.


Como funciona o Brexit

Para entender como funciona o Brexit, é importante saber que a saída dos países da União Europeia é um direito de todos os seus membros. Ao menos, é o que diz o Tratado da União Europeia, no seu artigo 50.

Porém, não se trata de uma medida simples, pois a saída não é uma unanimidade. Além disso, vale a pena ressaltar que, desde a criação da União Europeia, em 1957, nenhum país saiu, mesmo havendo iniciativas nesse sentido.

E, de acordo com as regras, após a comunicação da decisão de saída de um país da União Europeia, o mesmo deve fazer isso depois de transcorridos dois anos. O prazo do Brexit era março de 2019, pois o comunicado ocorreu em 2017.

A demora se dá porque o Reino Unido deve criar um acordo de retirada, com o qual os demais países devem concordar, o que não está acontecendo.

A responsável pelas regras do divórcio, como está sendo chamado, é a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Nele, deve constar o quanto o Reino Unido deve pagar à União Europeia devido à quebra de contrato; o que vai acontecer com cidadãos britânicos que moram em outros países da Europa e com os europeus que vivem no Reino Unido; entre outros pontos.

História do Brexit

Como já dito, o Brexit não é um desejo recente de muitos cidadãos e grupos do Reino Unido. A história começa em 1975, apenas dois anos depois da adesão ao bloco, quando um referendo convocou a população a dar a sua opinião sobre a permanência ou não na União Europeia.

Na ocasião, a maioria discordou do Brexti. Já em 2016, quando um novo referendo foi realizado, o resultado foi favorável à saída. Mesmo assim, mostrou-se bastante dividido.

Isso porque os votos favoráveis à permanência foram, principalmente, da Inglaterra e do País de Gales, com exceção de Londres. Já a Escócia, a Irlanda do Norte e Londres, foram os locais onde mais pessoas disseram não ao Brexit.

Vantagens do Brexit

Quem é a favor do Brexit argumenta sobre a suas vantagens. Entre elas, a economia que seria feita, já que os países que pertencem à União Europeia devem fazer uma grande contribuição financeira, todos os anos.

Também defendem que, com a saída, haverá mais liberdade para negociar com outros países. Dizem ainda que teria uma redução dos imigrantes europeus, que custam caro e prejudicam a chegada de outros estrangeiros, que contribuiriam mais com a economia.

Desvantagens do Brexit

Já quem é contra o Bretix lembra que o valor que seria economizado, de qualquer forma, seria usado, pois é o preço para ter acesso ao livre mercado europeu. Também argumentam que a imigração não vai diminuir com a mudança.

Além disso, levantamentos apontam que, no geral, os imigrantes pagam mais impostos do que gastam com os benefícios sociais. Outra justificativa é o abalo nas relações comerciais com empresas de outros países.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão