Open Nav Logo Mais Retorno

BPS – Basis Points

O que é Basis Points (BPS)?

O Basis Points, (em Português pode ser chamado de “pontos-base”), também conhecidos como BP, BPS, Bips ou PB, é uma unidade de medida fundamental para o mercado financeiro. A sua principal funcionalidade é apresentar as variações em pontos percentuais das taxas de indicadores e ativos financeiros.

No geral, então, aponta variações como: mudanças nas taxas de juros, comparações entre diferentes taxas de juros, medida do risco sobre as taxas, índices de ações e o rendimento de títulos de renda fixa de maneira detalhada.

O seu valor é sempre equivalente a 0,01%, sendo a menor parte do ponto percentual, e é tal convenção que permite uma melhor visualização das oscilações do mercado usando o Basis Points.

Para isso, imagine: você está acompanhando um de seus investimentos e vê que sua rentabilidade foi de 7,26% para 7,30%. Sendo assim, em vez de você falar que obteve um aumento de 0,04% em sua aplicação (o que está errado e explicaremos o porquê adiante), você pode dizer que teve aumento de 4 basis points.

A julgar pela sua natureza, há quem considere o Basis Points uma medida universal, já que independentemente do tipo de investimento analisado o seu “peso de medida” se mantém igual e absoluto.


Qual é a importância do Basis Points (BPS) no dia a dia?

Para que você tenha parâmetros da atuação dos Basis Points em meio ao mundo financeiro, separamos o trecho de uma notícia que apresenta essa unidade de medida na prática. Veja:

“A maioria dos analistas da pesquisa Bloomberg vê um corte de 0,25 ponto, mas a precificação na curva de juros é de uma redução de 43,9 pontos percentuais, o que significa que a maioria dos operadores vê a taxa se movendo meio ponto para baixo. Não importa o quão dovish os comentários possam ser, uma movimentação de 25 bps provavelmente levaria os operadores a ver um ciclo de corte de até 150 bps.

O oposto pode acontecer no caso de uma redução de 50 bps. Essa decisão pode levar muitos 'falcões' a jogar a toalha, movimentando não apenas os DIs, mas também impulsionando o Ibovespa”.

Percebe que quando apresentados nessa maneira, os dados se tornam mais fáceis de serem acompanhados, por estarem uniformizados? Não se cita primeiro 0,50% e depois 150 bps.

Ainda assim, o resultado é o mesmo, de modo que o Basis Points se torna essencialmente importante no acompanhamento dos fatos no mercado financeiro, embora não mude as taxas.

Qual é a diferença entre basis points e aumento percentual?

Um ponto importante de se salientar é a diferença que existe entre o uso do basis point e o aumento percentual, quando tratamos de variações de taxas.

Se uma determinada taxa de juros subiu de 10% para 11%, qual é a sua variação? Quando usamos o basis points, a resposta é 100 bps. No entanto, ao trabalharmos o aumento percentual da mesma, veríamos que a variação é de 10% (e não 1%).

Ou seja, a taxa sobe 100 bps e aumenta 10%.

Em uma obra, seria o equivalente a colocar mais um tijolo em um muro que já possui 10. Ao todo, o muro acabaria com 11 tijolos: uma unidade a mais ou, se preferir dizer assim, 10%.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados