Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Borderô: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/02/2022 às 18:28 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é borderô?

Borderô é um documento, anteriormente apenas físico e, agora, também na versão digital, que organiza as contas a pagar ou a receber de uma empresa — tudo o que for referente a troca de bens e prestação de serviços.

O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de alguns estados, bem como empresas de tecnologia (Totvs, Bluesoft e Dataweb) são exemplos de organizações que utilizam borderôs.

Sabemos que todo método que ajude na organização financeira é bem-vindo e esse é o objetivo desse instrumento. 

Como se faz um borderô?

Bordereau vem de bordrel e bort, palavras de origem francesa que significam borda ou margem. Já que o documento se refere às contas de um dia, destinadas a uma mesma conta bancária, dá para entender porque a palavra remete à margem ou recorte, não é mesmo?

O uso dos borderôs gera benefícios operacionais à empresa, principalmente porque o recurso agrupa as contas sob os critérios de a pagar ou a receber em diversos formatos, como duplicatas, captações de cartão de crédito e boletos.

A maior aplicação prática deles ocorre nos sistemas de gestão empresarial. Dessa forma, além de fazer a cobrança, um sistema de emissão de borderô também funciona para tarefas como estas:

  • cadastro de clientes, produtos e fornecedores;
  • controle de contas a pagar, fluxo de caixa etc.;
  • emissão de boletos e notas fiscais;
  • controle de estoque;
  • contratos;
  • relatórios.

Tudo isso é rotina comum das empresas de roupas, acessórios, medicamentos, entre outros. As vendas precisam ser o mais automatizado possível para que o negócio mantenha o ritmo.

As etapas para a criação de um borderô, portanto, vão depender do sistema de gestão adotado — ERP (Enterprise Resource Planning). 

Além do borderô, que outras ferramentas são apropriadas para gestão financeira empresarial?

Quem dera se organizar as contas fosse o único desafio do empreendedor, não é? A verdade é que não tem como fugir, é necessário utilizar algumas ferramentas para ter um bom controle do negócio como um todo.

Veja alguns exemplos:

Conciliação bancária

Uma ferramenta de conciliação bancária compara os dados da empresa com as informações de movimentações bancárias, tais como entradas, saídas e saldos. 

Em outras palavras, é um pareamento ou alinhamento dos dados para evitar erros e outras dores de cabeça. 

Sistema de cobrança

Outro sistema muito útil no mercado de gestão financeira empresarial é o de cobrança. 

Não é fácil cobrar as pessoas, além do mais quando são clientes e fica o receio de perdê-los. Mas uma ferramenta de cobrança faz o processo automático, ajuda a reduzir as inadimplências e, claro, contribui com a organização das finanças.

Gerenciamento de notas fiscais

Normalmente, quando não há sistemas envolvidos, um funcionário faz a compra de algum produto interessante para a empresa, outro confere se o pagamento e o produto ou serviço estão corretos, um outro solicita a emissão da nota fiscal e, depois disso tudo, o empresário também deverá ficar ciente. 

Com um sistema de gerenciamento, o processo é feito uma única vez, de forma centralizada e mais eficiente para todos os envolvidos.

O que é um borderô para eventos?

Outro significado de borderô é bastante comum no setor de eventos, pois é um relatório sobre as transações financeiras realizadas que ocorreram no evento.

Assim, esse tipo de borderô tem uma finalidade mais estratégica, de análise. 

Os patrocinadores podem compreender melhor o rendimento e o que mudar para o próximo evento. Vale a pena incluir no borderô informações como estas:

  • método de venda dos ingressos;
  • gastos com infraestrutura;
  • vendas durante o evento;
  • prejuízos decorrentes de imprevistos.

Ou seja, o borderô para eventos não deixa de ser também uma ferramenta de gestão financeira. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados