Open Nav

Borderô

O que é um borderô?

O borderô é um documento que serve basicamente para registro e controle de operações financeiras, especialmente de títulos a pagar ou a receber. O nome desse conceito tem origem francesa no termo "bordereau".

Ele é extremamente utilizado em operações comerciais varejistas, principalmente para a aquisição de produtos (chamados tecnicamente de bens de consumo), mas também para eventuais prestações de serviço.

E quais são os principais títulos que um borderô vai apresentar? Como se tratam de pagamentos que precisam ser realizados, são normalmente cheques, duplicatas a receber e boletos bancários, por exemplo.


Como funciona o borderô?

Como agora você já sabe, o borderô é um documento emitido em operações comerciais para formalizar uma negociação realizada com um cliente de uma empresa, mas também pode ser utilizado com fornecedores.

Ou seja, estamos falando de processos de pagamentos entre duas partes, podendo ser a receber (o cliente deve pagar para a empresa) ou a pagar (a empresa precisa quitar o valor junto a um fornecedor).

Os borderôs, por esse motivo, acabam sendo classificados nesses dois formatos (a receber ou a pagar) e devem agrupar operações bancárias de um mesmo dia e em uma mesma conta corrente na instituição bancária.

Após a reunião de todas essas operações, reforçando que elas devem ocorrer no mesmo dia, o borderô é encaminhado ao banco utilizado pelo negócio para processamento das cobranças.

Atualmente, esse processo pode ser feito de maneira digitalizada. Como praticamente todo processo bancário, a empresa precisar arcar com as taxas cobradas.

Quais são as vantagens de usar o borderô?

O uso de borderôs é um processo um pouco burocrático, mas que traz vantagens operacionais para uma organização na medida em que ajuda demais na organização financeira do negócio tanto de contas a pagar, como a receber.

Além disso, é um forma importante de simplificar essas operações financeiras já que ela agrupa todas as transações diárias (desde que, claro, na mesma conta bancária da empresa) em uma única linha. Ou seja, é um acumulado dos pagamentos, evitando que o extrato fique longo e extenso.

Para outros processos internos, esse é um grande facilitador para outros processos burocráticos do setor financeiro, como as conciliações bancárias. Em suma, portanto, o grande benefício é a facilidade e a agilidade que permitem ao departamento.

O emprego da tecnologia em conjunto ao borderô, por exemplo, pode trazer ainda maior praticidade nessa atividade. Atualmente já existem equipamentos integrados, permitindo inclusive a avaliação de relatórios conforme as negociações são realizadas.

Quais as desvantagens de usar o borderô?

Apesar da questão tecnológica já existente no atual momento da sociedade, o borderô ainda exige bastante processo manual de preenchimento, algo que sempre traz o risco de erro humano.

Esse risco acaba sendo estendido para outros processos que envolvem o borderô. Por exemplo, ao enviar algum documento com erro ao banco, os processamentos de pagamentos e recebimentos poderão ser afetados.

Por fim, vale ressaltar que ele constará no extrato bancário como linha única e, novamente, caso exista algum erro de preenchimento, não apenas haverá a questão das cobranças, como afetará a conciliação bancária a ser realizada posteriormente.

Portanto, é mais do que recomendado que exista um processo de revisão apurado pelos colaboradores do negócio, evitando assim pequenos erros que possam afetar o departamento financeiro como um todo.

Outros significados para borderô

Embora seja muito empregado no mundo contábil como registro de operações financeiras, como vimos ao longo do texto, você pode encontrar também algumas menções a um borderô com significado diferente.

É o caso de eventos, locais onde o borderô é um resumo de todas as receitas e despesas auferidas em determinado dia. Assim, caso escute falar sobre o borderô de um evento, esse é o seu significado.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados