Open Nav Logo Mais Retorno

BNDESPar

O que é BNDESPar?

O BNDESPar, nome fantasia da empresa BNDES Participações S.A, é uma holding ligada ao BNDES, que atua com um fundo financeiro de investimentos privados de interesse governamentais.

O BNDESPar, juntamente com FINAME e BNDES PLC, forma o sistema BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, responsável por investimentos em diversos segmentos econômicos como agricultura, indústria, infraestrutura, comércio etc.

O Banco de Participações, por atuar em um mercado privado, é alvo de diversas críticas por especialistas econômicos. Por ser um banco público que utiliza recursos captados por meio de impostos, o investimento em empresas privadas pode facilmente ser deturpado a pessoalidades e parcialidades.

Por outro lado, o investimento é visto como uma garantia de retorno dos empréstimos concedidos pela matriarca BNDES. O BNDESPar pode se tornar uma acionista, por meio da aquisição de debêntures conversíveis, nas grandes empresas e obter retornos além dos esperados nos baixos juros oferecidos nos empréstimos feitos às empresas que buscam financiamento.


Como funciona o BNDESpar?

 

O BNDESPar busca empresas privadas nas quais o governo tem interesse de investimento por meio da compra de ações, títulos e participações societárias. O BNDES tem por opção se tornar um dos acionistas das empresas capitalizadas por meio do fundo, se tornando beneficiário do crescimento financeiro das mesmas.

O BNDESPar atua na compra de títulos, ações e participações societárias em empresas de grande porte, podendo entretanto adquirir somente uma parte minoritária das empresas de interesse.

O fundo também atua com investimentos em empresas brasileiras de pequeno e médio porte com base tecnológica e com a organização de Fundos de Investimentos em Participações, os chamados FIPs. A função é a organização e captação de investimentos nacionais e internacionais para startups e empresas emergentes.

Qual o propósito do BNDESpar?

O BNDESPar tem por objetivo buscar a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros por meio de investimentos no capital privado. Os investimentos são feitos em empresas que demonstrem estudos potenciais em assuntos que possam transformar por meio de inovação em áreas de tecnologia, infraestrutura e transporte, sustentabilidade e pesquisas que apontem para possíveis novos mercados de investimento.

É também um dos principais objetivos do grupo de investimentos fortalecer o mercado de capitais aumentando a oferta mercadológica e buscar sempre propostas que apresentem projetos de eficiência gerencial e econômica.

Alguns dos exemplos de empresa que atualmente contam com investimentos do BNDESPar são:

  • Petrobrás
  • Fibria Celulose
  • Embraer
  • Vale
  • Bombril
  • JBS
  • Totvs
  • Eletrobrás
  • Coteminas
  • Suzano Papel e Celulose

Os recursos utilizados pelo BNDES Participações S.A vem dos próprios fundos do BNDES, e a holding não possui autorização para negociar suas ações disponíveis na bolsa de valores, não podendo captar recursos separadamente para seus próprios investimentos.

O próprio Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é responsável pelo controle da verba disponibilizada ao de participações, tendo total controle do funcionamento do seu braço de investimentos e controle sobre os retornos e possíveis apostas.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados