Open Nav Logo Mais Retorno

Black Thursday

O que é a Black Thursday?

Black Thursday é o nome dado à quinta-feira, 24 de outubro de 1929, quando o índice Dow Jones, principal indicador do mercado norte-americano, despencou 11%, precipitando o crash da bolsa de Nova York ocorrido em 1929 e a posterior Grande Depressão dos anos 1930.

Mais recentemente, o termo "Black Thursday" também é usado para se referir ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, à medida que mais varejistas abrem na noite do Dia de Ação de Graças em uma tentativa de começar cedo as frenéticas compras da Black Friday e fazer concorrência às vendas pela internet.


O que aconteceu na Black Thursday de 1929?

Mesmo antes da abertura da Bolsa de Valores de Nova York na fatídica quinta-feira de 1929, os investidores já estavam em pânico. O Dow Jones Industrial Average caiu 4,6% no dia anterior.

A manchete do Washington Post exclamava: "Uma enorme onda de vendas cria um pânico próximo ao colapso dos estoques". Quando o mercado abriu na Black Thursday, em 305.85 pontos, imediatamente caiu 11% durante as negociações durante o dia.

O mercado de ações já havia caído quase 20% desde o seu fechamento recorde (na época) de 381,2 em 3 de setembro de 1929. Ainda pior, o volume negociado era de 12,9 milhões de ações — três vezes o volume normal.

Os três principais bancos da época nos EUA eram o Morgan Bank, o Chase National Bank e o National City Bank de Nova York. Eles compraram ações para restaurar a confiança nos mercados. O índice Dow Jones se recuperou um pouco, fechando 2% abaixo, em 299,47.

Na sexta-feira (25 de outubro de 1929), o índice Dow Jones fechou em alta, em 301,22. No entanto, na segunda-feira (28), ele caiu levemente em negociação, chegando em 260,64, o que desencadeou um pânico total na terça-feira (29). No final do dia, o índice caiu para 230,07, outra perda de 12%.

Após a quebra da bolsa, o Dow Jones continuou a deslizar por mais três anos, chegando ao limite em 8 de julho de 1932, com 41,22. O índice perdeu quase 90% do seu valor desde a sua alta em 3 de setembro de 1929. Na verdade, ele não alcançou a alta novamente por 25 anos, até 23 de novembro de 1954.

queda máxima em 1929

Já em 1955 pode-se encontrar uma recuperação, veja abaixo:

recuperação do crash de 1929

Entendendo a Black Thursday

A Black Thursday e o consequente crash do mercado de 1929 desencadearam uma revisão completa da regulamentação do mercado da indústria de títulos dos EUA. Esses eventos levaram à promulgação do Securities Act de 1933 e do Securities Exchange Act de 1934.

A versão comercial da "Black Thursday" levou a uma crescente resistência entre os funcionários dos varejistas, que se queixam de que eles são forçados a deixar os jantares de família no Dia de Ação de Graças bem cedo para relatar o horário de trabalho. Muitos varejistas estão abrindo mais cedo na Black Thursday a cada ano que passa, a fim de contrariar a crescente popularidade das vendas online.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados