Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Birô de Crédito

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/01/2021 às 19:31 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Birô de Crédito?

O birô de crédito é uma instituição que detém todos os registros acerca do comportamento de consumidores em relação ao crédito e que disponibiliza essas informações.

Sempre que um consumidor utiliza cartão de crédito, faz empréstimos ou financiamentos, o birô de crédito armazena as informações sobre essas transações. Assim, cria-se um registro de como esse consumidor se comporta.

Como todas as transações ficam armazenadas, é possível saber se uma pessoa é boa pagadora ou se ela possui muitas dívidas. Ou seja, a partir de um birô de crédito podemos saber a saúde financeira de um indivíduo.

Por meio disso, instituições que oferecem crédito e outros tipos de condições especiais de financiamentos e empréstimos podem avaliar o histórico de consumo de um certo indivíduo e definir se é seguro ou não conceder-lhe crédito.

Isto é, as empresas podem analisar o comportamento do consumidor e saber se ele é um bom pagador.

Sendo assim, manter a saúde financeira estável poderá gerar registros de bom pagador em um birô e facilitar a concessão de crédito; bem como o contrário pode ocorrer caso o registro seja de um mau pagador.

Como um Birô de Crédito funciona?

Muitas pessoas sabem como é ser impedido de adquirir crédito em virtude de registros de débitos não quitados em birôs. Porém, poucas sabem exatamente como e por que isso funciona.

Os birôs de crédito coletam dados referentes às dívidas - sejam elas quitadas ou não - junto às instituições que oferecem o crédito. Essas instituições podem ser desde bancos à lojas e até mesmo bandeiras de cartão.

Outro modo de birôs acessarem essas informações é através de fontes públicas que registram-nas.

Uma vez que esses dados são coletados e armazenados, eles são colocados à disposição de diversas empresas que desejam saber quais as chances de um cliente cumprir com o pagamento de suas dívidas ou não.

Assim, uma instituição concessora de crédito não precisa avaliar todas as lojas e bancos para obter informações sobre seu cliente. Basta que ela acesse o banco de dados de um birô de crédito para tal.

Os registros contidos nos birôs de crédito são referentes tanto a pessoas físicas quanto jurídicas e ficam disponíveis para acesso de quem tiver interesse.

Esses dados, ainda, são subdivididos em dois tipos: informações negativas e completas.

Como você já deve ter imaginado, as informações negativas são referentes apenas aos débitos não quitados - ou inadimplências - do cliente. Em registros negativos são mostradas últimas datas de pagamento da dívida.

Já as informações completas apresentam dados sobre todas as movimentações, desde a abertura e fechamento de contas a limites de crédito e dívidas quitadas - além das inadimplências.

Por que o Birô de Crédito é importante?

Os birôs de crédito são fundamentais para o mercado por estabelecerem uma relação de clareza entre os consumidores e as instituições fornecedoras de crédito.

Isso porque as informações oferecidas pelos birôs permitem às empresas decidirem se é viável conceder crédito e aumentar ou diminuir o limite de seus clientes baseadas em dados, sabe?

Desse modo, os birôs auxiliam na diminuição da inadimplência por impedir que uma pessoa que já possui muitas dívidas aumente-as ainda mais. E como consequência dessa limitação na concessão de crédito, os juros ficam controlados.

Além disso, eles também permitem reduzir os prejuízos de varejistas através do conhecimento de quem são os maus pagadores. Ninguém gosta de levar calote, não é mesmo?

Quais são os Birôs de Créditos que existem no Brasil?

No Brasil há quatro birôs de crédito.

Talvez o mais conhecido seja o SPC, ligado à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL). Ele é tão conhecido que a expressão “ter o nome no SPC” se tornou sinônimo de inadimplência!

Além do SPC, há o Boa Vista Serviços, o Serasa e o Quod. Esse último foi criado pela união de 5 grandes bancos.

Ambos os birôs compõem a Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC) e tem como missão a promoção da educação financeira no país e a regulamentação da gestão de crédito.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados