Open Nav Logo Mais Retorno

Beta

O que é Beta?

O Índice Beta é um dos mais importantes indicativos no mercado financeiro, pois é através dele é possível avaliar como o preço de uma determinada ação está e se movimenta em relação ao mercado como um todo.

No Brasil, o Beta de uma ação é sua correlação do seu retorno com os retornos do índice Ibovespa.

Para os investidores, ao utilizarem o Beta, vão ajudá-los a escolher os ativos mais de acordo com o seu perfil.

Vale ressaltar que não é apenas aplicado no mercado de ações, mas também em qualquer mercado, por exemplo, fundos de renda fixa.


Qual é a classificação do Índice Beta?

Geralmente, toma-se como base de classificação do Ibovespa – IBOV -, cujo beta é igual a 1. Então, o Beta pode ser classificado em:

Ações com Beta maior que 1 (agressivo): possuem mais volatilidade que o mercado, logo, o risco é maior;

Ações com Beta igual a 1 (neutro): seus preços sofrem as mesmas oscilações que o mercado em geral;

Ações com Beta menor que 1 (defensivo): possuem menor volatilidade que o mercado, logo, o risco é menor.

Dessa forma, por exemplo, apesar de ações com Beta menor que 1 serem menos arriscadas, por outro lado, provavelmente seu retorno também vai ser menor.

Geralmente, os fundos com beta menor que 1 são os mais indicados para investidores mais conservadores, enquanto fundos com índice superior a 1, serão mais adequados para perfis mais agressivos, ou seja, mais arrojados.

Sendo assim, usamos o Índice Beta para medir o risco de qualquer ação. E com base nisso, é possível fazer uma análise comparativa e aprofundada.

Como usar o Beta na compra de ações?

Outra classificação do Índice Beta para lhe ajudar no momento da compra de ações, é a seguinte:

Quando uma ação apresentar o Beta zero, significa que possui rentabilidade, independentemente do mercado.

Já o Beta positivo está relacionado ao mercado, ou seja, se o mercado está em alta, é bem possível que as ações também estejam em alta.

No entanto, quando o Beta for negativo, significa que se trata de uma ação defensiva, que mesmo com um mercado em queda, pode ter retornos positivos.

A partir do momento que você tem à sua disposição o índice Beta, pode ter uma noção se é o melhor momento para investir ou não.

Além disso, quando se estabelece um parâmetro comparativo, possibilita analisar o andamento das suas aplicações, bem como corrigir o que for necessário.

Para que serve o Beta?

A sua principal funcionalidade é auxiliar na diferenciação entre os ativos agressivos e os defensivos. E, por consequência, propicia avaliar os riscos de cada ativo.

Através do índice Beta, o investidor vai conseguir ter uma melhor noção de como está o mercado em relação a uma determinada aplicação.

Entretanto, vale ressaltar que esse indicador não serve para elaborar previsões futuras, mas para ajudar a analisar as estatísticas do desempenho do mercado.

Os investidores podem aplicar o índice Beta principalmente na tomada de decisões a curto prazo, onde as variações dos preços representam um papel importante nesse momento, sendo que essas oscilações podem significar uma tendência de alta ou queda.

Quais os benefícios do índice Beta?

Um dos seus diferenciais é que ao montar uma carteira de ações, por exemplo, o investidor vai poder escolher qual delas tem menor volatilidade, ou seja, qual apresenta menor risco.

E quando se faz uma estimativa a partir de dados passados, possibilita avaliar o comportamento do preço de uma ação no futuro. Por isso que é importante avaliá-lo sempre antes de investir.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão