Open Nav Logo Mais Retorno

Bens Duráveis

O que são bens duráveis

Bens duráveis são uma categoria de bens cujo uso não causa o imediato desgaste. Assim, são bens que podem continuar sendo utilizados em longo prazo, como veículos, imóveis, roupas, aparelhos eletrônicos.

Uma característica essencial decorrente da natureza dos bens duráveis é que existem períodos mais longos entre compras. Um alimento, por exemplo, precisa ser comprado novamente toda vez que é utilizado; enquanto isso, um bem durável só precisa ser comprado novamente após meses, anos ou até décadas.


Importância dos bens duráveis

 

Alguns bens que, normalmente, não são duráveis, podem ser desenvolvidos de maneira que tenham uma durabilidade prolongada. Um exemplo são os canudos de plástico descartáveis; podem ser utilizadas alternativas de vidro ou metal, que duram por várias utilizações.

A escolha por bens duráveis é muito importante, em termos de sustentabilidade econômica. Voltando ao exemplo dos canudos, sabemos que a opção de plástico descartável é feita com derivados de petróleo, que é um recurso não-renovável. Em longo prazo, o petróleo poderá acabar.

Considerando essa questão, produzir e consumir canudos de outros materiais mais abundantes é uma alternativa para garantir a preservação do petróleo e a sobrevivência das atividades econômicas que realmente dependem dele.

Além disso, bens duráveis também são essenciais do ponto de vista da consciência ecológica. No exemplo dos canudos, o uso da opção descartável representa, obviamente, o descarte de um grande volume de dejetos, que causam danos ao meio ambiente. Enquanto isso, o uso da opção durável permite reduzir o volume de dejetos consideravelmente, exigindo, para isso, uma mudança mínima no comportamento do consumidor.

Outro ponto em que a importância dos bens duráveis é reconhecida é na relação entre preço e valor. Enquanto eles costumam ter um preço mais elevado, também apresentam mais valor.

A maioria dos consumidores reconhece que um bem durável tem mais qualidade, oferece mais praticidade (justamente por eliminar a necessidade de recompra constante) e é mais consistente com os valores do consumidor do século XXI, que se preocupa justamente com questões como sustentabilidade e consciência ecológica.

Mesmo considerando apenas a questão do preço, em muitos casos, o preço superior de um bem durável, diluído pelo seu tempo de usabilidade, ainda é inferior ao que um consumidor gastaria comprando bens descartáveis nesse mesmo período.

Apesar da importância dos bens duráveis, existem interesses contrários à expansão desses bens. Para as empresas, tal expansão pode representar uma queda nas vendas e nos lucros.

Fatores que influenciam a compra de bens duráveis

Considerando a natureza dos bens duráveis, que custam mais caro e são mantidos por um período mais longo, os consumidores tendem a evitar compras por impulso.

A compra de bens duráveis é fortemente influenciada pela expectativa da variação no preço. Se existe a expectativa de uma queda no preço no futuro, o consumidor provavelmente vai aguardar para realizar a compra em um momento mais propício.

Se o Governo noticia estimativas de inflação mais baixas para o ano seguinte, por exemplo, muitas pessoas podem adiar a compra daquela geladeira nova por mais alguns meses. Esse nível de paciência, muitas vezes, não é viável quando se trata de um bem não-durável.

Taxas de juros também exercem um impacto, já que os bens duráveis são frequentemente comprados a prazo ou por meio de empréstimos e financiamentos. Taxas de juros mais altas, portanto, podem derrubar a demanda por bens duráveis.

Um último fator importante é o sentimento de confiança na economia e até no Governo. Se a compra dos bens duráveis implica em um compromisso de longo prazo (um simples celular pode ser parcelado em 12, 18, até 24 vezes), o consumidor que está inseguro em relação ao futuro possivelmente não vai realizar a compra, devido ao receio de não conseguir pagar até o final.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados