Open Nav Logo Mais Retorno

Bens de Produção

O que são os bens de produção?

Bem de produção é o nome dado a um tipo específico de produto, que tem como objetivo ser adquirido diretamente pelas empresas e ser transformado em itens necessários para a produção de outros bens ou serviços. Isto é, na cadeia produtiva o bem de produção possui posição primária, visto que geralmente está relacionado com as matérias-primas usadas nas indústrias de base.

Antes de chegar até você, os bens de consumo precisam ser produzidos, certo? Afinal de contas, na natureza não existe "pé de carro", "pé de casa", "pé de sapato de salto alto", "pé de camiseta de banda", "pé de pão" etc. Você pode até argumentar que esse último, assim como os demais alimentos, realmente são provenientes da natureza... E é verdade.

No entanto, sempre que os produtos são processados para se transformarem em outros produtos (como é o caso do trigo que compõe a massa do pão, sendo um de seus ingredientes) ele é classificado como bem de produção. O arroz, o feijão ou mesmo a sua fruta favorita podem não ser considerados bens desse tipo, mas o maquinário que realiza as suas respectivas colheitas, sim.

Seguindo a mesma lógica temos as indústrias madeireiras. Até que a celulose se transforme no papel da agenda que você escolheu para esse ano, ela passa por uma larga cadeia produtiva: em cada fase desse processo, é considerada um bem de produção, até que chega ao consumidor final e se torna um bem de consumo.

Assim, podemos afirmar que o propósito dos bens de produção não é satisfazer qualquer necessidade direta (sede, fome, locomoção), mas ser transformado para, aí sim, concretizar essa satisfação. O que conta nesse critério não é a carência da empresa que o produto satisfaz, mas sim o consumidor final.

Se o item cumpre as duas funções, no entanto, a classificação vai depender do uso dele naquele momento/ponto específico. É por isso que o leite que você bebe no café da manhã é um bem de consumo, enquanto esse mesmo leite, tratado para resultar em queijos e manteigas, é um bem de produção.


Qual é a diferença entre os bens de produção e os bens de capital?

Além dos bens de produção e dos bens de consumo, existem ainda os chamados bens de capital. Juntos, esses bens compõe toda a cadeia produtiva, do nível primário ao final, passando antes pelo nível intermediário representado justamente pelos bens de capital.

Apesar de muitas vezes serem tratados como sinônimos, os bens de produção e os bens de capital tratam de grupos diferentes. O primeiro, como você já aprendeu no tópico anterior deste artigo, está focado no manejo do material (insumo) utilizado como base para a elaboração de outros produtos - como o trigo que se transforma em farinha para o tal pão.

Já os bens de capital não são formados por itens primários, a serem transformados depois em bens de consumo, mas sim por aqueles destinados a transformar. É o caso das ferramentas e das máquinas, entre outros mecanismos industriais.

Pense bem: quando realiza a ceifa das plantas, a trilha, a separação, a limpeza e o armazenamento dos grãos, os tratores cerealistas deixam de ser tratores? Não. Mesmo quando os processos chegam ao fim, ele mantém as suas características de trator. O mesmo, repetimos, não acontece com o trigo, que ao final do processo já não é grão, mas sim farinha.

Resumindo, os bens de capital se diferem dos bens de produção em seu propósito: o bem de capital produz o bem de consumo sem alterar os seus atributos, enquanto o bem de produção se transforma para compor o bem de consumo.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados