Open Nav

Benefício Proporcional Deferido

O que é o Benefício Proporcional Deferido?

O Benefício Proporcional Deferido, abreviado apenas por BPD, é um importante direito concedido às pessoas que investem em fundos de pensão. Em suma, ele permite que investidores desse tipo de fundo usufruam dos benefícios mesmo em caso de interrupção da sua contribuição em algum momento.

Ou seja, suponha que por algum motivo (principalmente por meio do desligamento da empresa para a qual você trabalha) não seja viável seguir contribuindo. Ao mesmo tempo, talvez não seja do seu interesse simplesmente finalizar a participação.

Assim, surge o Benefício Proporcional Deferido. Com ele, em um momento futuro, você pode seguir aproveitando dos seus direitos adquiridos em termos financeiros. Claro, esse benefício irá considerar o período de contribuição proporcional.


Como funciona o Benefício Proporcional Deferido?

Esse cenário proporcional (o qual, inclusive, nomeia o termo) faz todo sentido. Não adianta você contribuir por um ano e esperar resgatar como se seguisse aportando no seu fundo de pensão por 10, 15 ou 20 anos. Ao mesmo tempo, o dinheiro que foi aplicado segue rendendo normalmente.

Em outras palavras, portanto, a gestão do capital aplicado seguirá valendo para o longo prazo. Assim, no momento da sua aposentadoria, o dinheiro estará valorizado de acordo com a sua contribuição até o momento em que deixar da fazê-la periodicamente.

Ou seja, na prática é como se você continuasse no fundo de pensão por tempo indeterminado. No futuro, quando se aposentar e quiser resgatar o valor com rendimentos, isso será permitido por meio do Benefício Proporcional Deferido (respeitando, logicamente, prazos, regras e acordos do fundo).

Quais os requisitos do Benefício Proporcional Deferido?

Existe uma relação importante entre os investidores e os fundos de pensão quando o assunto é o Benefício Proporcional Deferido. Em primeiro lugar, todo fundo deve oferecer o BPD. No entanto, e este é um ponto importante, nem todo investidor tem direito a participar do processo.

Para que seja elegível ao Benefício Proporcional Deferido, o trabalhador precisa cumprir dois requisitos básicos. São eles:

  • A contribuição ao fundo deve ter sido feita de maneira contínua
  • O período de participação com contribuição deve ter sido de 3 anos ou mais

Ou seja, não adianta você aliar-se a um fundo de pensão, realizar meia dúzia de depósitos e acreditar que isso é suficiente para obter o BPD. Além disso, a depender da gestora do capital, podem ser aplicadas outras regras também. É o caso de não ter realizado resgate após o seu desligamento. Vale sempre consultar o regulamento do seu fundo de pensão para entender os critérios de elegibilidade.

Quais são as formas de investir na previdência?

O Benefício Proporcional Deferido é uma excelente forma de investir para o longo prazo, como é comum de acontecer para a aposentadoria. Neste sentido, vale lembrar que existem duas formas principais de fazê-lo.

A primeira é oferecida pela governo por meio do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), modelo esse que exige uma contribuição percentual de parte dos seus ganhos enquanto trabalhador de uma empresa. Vale lembrar que essa é uma contribuição obrigatória.

Além disso, muitas pessoas optam por meios particulares de garantir uma sólida aposentadoria. Para isso, buscam investimentos em bancos e corretoras, como os planos de PGBL ou VGBL. Por característica, essa é uma escolha mais pessoal e facultativa. Não por acaso, a previdência privada também é batizada como previdência complementar.

Seja qual for a sua estratégia, estabelecer uma estratégia para a sua previdência é fundamental. Essa é, afinal, a melhor forma de olhar para o futuro e garantir um patrimônio saudável para o longo prazo. E, neste sentido, o Benefício Proporcional Deferido não deixa de ser uma excelente proteção.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados